Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SECOM MT:AGE participa da abertura da Consocial de Primavera do Leste

ZEQUIAS NOBRE 
Assessoria/AGE-MT 

Assessoria/Prefeitura de Primavera do Leste
Auditor do Estado participa da abertura da 1ª Consocial de Primavera do Leste
A prefeitura de Primavera do Leste realizou nessa terça-feira (30.11) a etapa municipal da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O evento, realizado no Espaço Conviver, contou com a participação de quase 50 pessoas e teve, na solenidade de abertura, a participação do auditor do Estado Christian Pizzato.

Christian discorreu sobre os quatro eixos temáticos da conferência e tratou ainda quanto à importância do desenvolvimento dos assuntos ligados à transparência institucional e ao controle social como mecanismos para uma maior aproximação entre os agentes públicos e a sociedade mato-grossense.

Como meio de criar uma empatia pelo assunto, promovendo uma ampliação do interesse popular pelo tema, o auditor defendeu que o controle social pode criar mecanismos para se alcançar uma redução, por exemplo, no desperdício dos recursos públicos, o que poderia trazer, consequentemente, a queda da carga tributária no País.

Nesta mesma linha, Christian salientou também que a ampliação da participação popular poder representar para o próprio gestor público uma nova oportunidade para se conhecer melhor os anseios sociais, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de ações, bem como o alcance dos objetivos inicialmente propostos em sua gestão.

A Consocial de Primavera do Leste elegeu as propostas e os representantes do município para a 1ª Consocial de Mato Grosso. O evento estadual, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2012, é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, que acontece em maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial é um evento de abrangência nacional promovido pelo Governo Federal que subsidiará a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. O documento servirá de base para novos normativos legais bem como orientará órgãos públicos na condução de suas políticas de transparência e de estímulo ao controle social.

A expectativa é que ao longo de todo o processo mais de um milhão de pessoas participem das discussões em tordo dos quatro eixos temáticos da Conferência, que são: a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; os mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instancias de controle; e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário