Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

  • Odiley Garcia Lopes foi coordenador da campanha de Totó César, no bairro Planalto


  • Divulgação 

    Vereador Totó César posa para foto, em seu gabinete, ao lado de Odiney Lopes, preso por assassinato

    DA REDAÇÃO

    O assessor político do vereador Totó César (PTB), Odiley Garcia Lopes, foi preso preventivamente pela Polícia Civil, acusado de ser o mandante do assassinato do eletricista Francisnei Magalhães da Silva, 37. O trabalhador foi executado com três tiros, em Cuiabá, em 2009, enquanto permanecia em um bar, segundo informações da Polícia Civil.

    Lopes trabalhou na campanha eleitoral do parlamentar, em 2008, coordenando as atividades no bairro Planalto, na periferia da Capital, e vinha atuando como mentor político do parlamentar, mesmo trabalho fora do gabinete. Desde quinta-feira (3), ele está preso na Penitenciária Central do Estado (PCE).

    MidiaNews apurou que, ao chegar à cadeia, Odiley Garcia Lopes informou que tinha direito a cela especial, pois teria curso de nível superior e estava cursando doutorado. Porém, as informações não foram confirmadas pela Polícia Civil, que decidiu mantê-lo em cela comum.

    Antes de ser preso, Odiley e seu comparsa, William Francisco Mendes, foram indiciados por homicídio qualificado. Odiley prestou depoimento na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). antes de ser encaminhado para a penitenciária, e negou qualquer tipo de envolvimento no crime.

    Com a prisão preventiva, encerrou-se o inquérito conduzido pela delegada Silvia Maria Pauluzi, integrante da DHPP.

    Crime premeditado
    Conforme investigação da Polícia Civil, o crime foi premeditado e motivado por conflitos políticos. Antes de executar Francisnei Magalhães da Silva, houve três tentativas anteriores, levando até um inocente a ser morto por engano.

    A primeira tentativa de homicídio ocorreu em 2000, na Rua Córdova, no bairro Itamarati, mas o eletricista escapou ileso. No ano seguinte, Francisnei levou 4 tiros e ficou internado por 6 meses, o que levou à perda de movimento de uma das pernas.

    Durante a tentativa de assassinato, dois inocentes foram atingidos. Antônio Neto da Silva foi baleado e Ederço Neves de Souza veio a ser morto.

    Em 2008, uma nova estratégia foi traçada por Odiley Garcia Lopes. O eletricista foi procurado em um pregão, onde levou três tiros e permaneceu internado por 20 dias. Em novembro do mesmo ano, houve uma nova tentativa de executá-lo, mas o plano fracassou.

    Porém, a execução de Francisnei se concretizou em 2009, no bairro Novo Mato Grosso. O responsável pelos tiros foi William Francisco Mendes, que monitorou a vítima e foi até o bar onde o eletricista se encontrava. Após atirar, saiu em disparada, mas veio a ser preso por outra investigação da Polícia Civil, desta vez, por roubo.

    No dia em que foi assassinado, Francisnei compareceu ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania para acompanhar o inquérito policial que investigava as tentativas de homicídio que tinha sofrido.

    "É um amigo de longa data", diz vereador
    Ao Midianews, o vereador Totó César negou que Odiley Garcia Lopes seja seu assessor político, embora fotografias comprovem a proximidade de ambos. "Ele é um amigo de longa data, do bairro Planalto. O conheço há muito tempo, me ajudou na campanha eleitoral, mas não tem cargo em meu gabinete", argumentou.

    Embora tenha confirmada a amizade de longos anos, o parlamentar reforçou que não há vínculo algum de ambos atualmente. "Entre ser meu amigo e ser meu assessor de gabinete existe uma diferença muito grande", observou.

    Confira flagrante de Odiley e Totó, em campanha eleitoral:
      
    No dia em que foi empossado vereador por Cuiabá, Totó César é acompanhado por amigos e populares. Ao lado direito, de camisa azul, está Odiley Garcia Lopes, preso pelo mando de assassinato de eletricista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário