Pages

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Debate MP e PJ: violência entre pais cria sentimento de culpa nos filhos

A Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso (ASAS) organiza, hoje e amanhã, o IV Encontro sobre Maus-tratos, Negligência e Risco na Infância e Adolescência, a decorrer no Fórum da Maia.
No debate vão participar, além de investigadores académicos nacionais e estrangeiros, os procuradores-adjuntos Maia Neto e Rui do Carmo, e o coordenador da equipa de crimes sexuais contra menores da Polícia Judiciária do Porto, Gil Carvalho.
O risco da violência interparental para as crianças é um dos temas em análise, investigação levada a cabo pela docente da Universidade do Minho Telma Almeida.
A investigadora concretizou um estudo com 123 crianças em idade escolar expostas a violência interparental e 765 sem história de agressões entre os pais.

Exposição a maus-tratos causa medo anormal 


Segundo Telma Almeida, os menores sujeitos no dia a dia a um cenário de violência interparental tendem a revelar "aumento de ansiedade, dores somáticas, pensamentos errados, um medo anormal e sentimentos de culta face aos episódios de conflito".
Na esmagadora maioria dos casos, os menores que assistem a agressões físicas, verbais, emocionais/psicológicas entre os pais acabam por apresentar "problemas que indicam a necessidade de intervenção psicológica".
No primeiro trimestre do ano em curso, a GNR e PSP receberam cerca de 14.500 queixas de violência doméstica, sensivelmente metade do total de denúncias (31.000) verificadas em 2010, ano em que morreram 42 mulheres vítimas de maus-tratos.

Redes socais, crimes de novo tipo


Amanhã, será a vez do procurador geral-adjunto Maia Neto discutir a problemática do abuso sexual, rapto, subtração e desaparecimento de menores, novos crimes por vezes associados às redes sociais. 
A intervenção de Gil Carvalho terá por tema central o papel da Judiciária na investigação à criminalidade sexual, enquanto o procurador distrital de Coimbra e membro do Observatório Permanente da Adopção, Rui do Carmo, irá defender "a urgência de uma intervenção diferente da justiça" nos abusos sexuais. 


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/debate-mp-e-pj-violencia-entre-pais-cria-sentimento-de-culpa-nos-filhos=f687107#ixzz1dQzBnmIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário