Pages

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SORRISO MT:POLITICA: Workshop de Gestão orienta produtores em MT

Autor: Assessoria

O Projeto Referência da Aprosoja realiza entre os dias 19 e 26 de outubro os workshops de Gestão da Propriedade nas quatro regiões do estado. O evento apresenta os dados de fechamento da produção agrícola, receitas e despesas das propriedades que participaram do projeto na safra 2010/2011 acompanhados de uma análise da Aprosoja. Desta forma, o comparativo dos custos e a rentabilidade dos produtores servem de exemplo aos demais agricultores e troca de experiência entre eles.

Além disso, neste ano o workshop traz um estudo de um caso argentino mostrando o modelo de gestão do país vizinho. A proposta é que proprietários e funcionários ligados à gestão das fazendas sejam orientados sobre diversas perspectivas como melhor administrar sua produção. Para a Aprosoja, as palestras estão diretamente ligadas com a preparação dos administradores para adequar suas estratégias e agir da melhor forma possível na tomada de decisões das propriedades.

O primeiro workshop será no Sindicato Rural de Sorriso – região Norte, na quarta (19/10). Na sequência a região Oeste recebe os palestrantes dia 20 de outubro no Fórum da cidade de Campo Novo do Parecis. Na semana seguinte, é a vez da região Sul na segunda (24/10), no Sindicato de Primavera do Leste e por último, no dia 26 de outubro, o evento encerra as atividades na região Leste do estado, no Sindicato de Canarana. Todos os encontros ocorrem a partir das 19h.

Projeto Referência – O projeto foi implantado pela Aprosoja na safra 2007/2008 pela primeira vez com a proposta de orientar o sojicultor na leitura e gestão de indicadores nas propriedades. O projeto cataloga indicadores que são analisados de forma individual e, posteriormente, são comparados. A ideia principal é ter um raio x das propriedades em Mato Grosso, criando uma plataforma de práticas produtivas passíveis de serem analisadas e, quando é o caso, replicadas. No primeiro ano, 39 fazendas foram cadastradas. Na safra 2010/2011 foram 92 propriedades e para a próxima safra, a meta é atingir 150 participantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário