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domingo, 2 de outubro de 2011

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Crianças de 9 a 14 anos dirigem ou pilotam veículos


Crianças estão dirigindo ilegalmente e algumas com anuência dos paisCrianças estão dirigindo ilegalmente e algumas com anuência dos pais
Pesquisa realizada com 260 crianças do 5º ao 9º ano da Escola Estadual Emanuel Pinheiro, em Rondonópolis, revela que 48% dos alunos de 9 a 14 anos já dirigiram ou pilotaram veículos pelo menos uma vez na vida. O questionário aplicado pelos alunos do 6º ano sob supervisão do professor Juvenildo Batista de Souza deixou a escola preocupada. Mas isso não é tudo. Quarenta cinco por cento dos alunos contaram que “experimentaram” pegar no volante ou pilotar uma moto com a permissão dos pais.

Outros 22% dos estudantes pegaram o veículo escondido. Apenas 9% das crianças ouvidas na pesquisa disseram conhecer as leis de trânsito. “É preocupante porque a criança cresce aprendendo a fazer o errado e quando crescem não vão querer obedecer às leis de trânsito”, analisou o professor Juvenildo Batista de Souza.

Os dados foram apresentados durante a exposição do projeto pedagógico da Escola Estadual Emanuel Pinheiro sobre “Trânsito Consciente na Escola”, no dia 30 de setembro. O evento mobilizou alunos da alfabetização ao 9º ano.

Os trabalhos apresentados nas salas de aula permearam nos temas Legislação, Direção defensiva, Meio ambiente, Noções de mecânica básica, Cidadania e Primeiros Socorros.
Cidades em maquetes foram criadas pelas crianças, que mostravam aos visitantes como respeitar as leis de trânsito, com as sinalizações verticais e horizontais e vagas de estacionamento reservadas. Na sala de primeiros socorros, as crianças simularam serem vítimas de acidentes com sangue fictício e ataduras mostrando como agir.

A turma do 6º ano trabalhou com o tema “Violência no Transito em Rondonópolis” mostrando as estatísticas dos acidentes. Colisões leves envolvendo motos são os maiores registros de ocorrências na cidade, apontaram os estudantes.

Várias imagens de jornais mostrando acidentes graves foram expostas na mesa. Um vídeo de cinco minutos mesclando reportagens de acidentes de trânsito e uma peça institucional mostrando como álcool e as drogas podem interferir na direção foram apresentadas em uma sala. “Todos os alunos assistiram e aprenderam”, comentou o professor.

No final do evento, as crianças fizeram uma blitz educativa repassando aos motoristas o conhecimento que tiveram com a experiência do projeto.

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