Pages

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

SORRISO MT:MT24HORASNEWS:Autoridades exigem resposta do Estado sobre criminalidade


O deputado estadual Baiano Filho (PMDB), acompanhado pelos vereadores Hedvaldo Costa (PSDB), Ademir Bortoli (DEM), Gilson de Oliveira (PP), Tony Lenonn (PMDB) e o presidente da Câmara de Sinop, Remídio Kuntz (PP) se reuniram com o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, em Cuiabá, preocupados com os altos índices de violência registrados na cidade. 
 
O índice tem se acentuado drasticamente nos últimos dias, fato que levou vereadores e deputado a cobrar resultados por parte do Governo do Estado em resposta à sociedade que vive dias de insegurança e “terror”. 
 
Segundo o vereador Remídio Kuntz, Sinop chegou a registrar quatro homicídios em um único dia, muito acima dos índices esperados para um município como Sinop. O clima de insegurança tem provocado o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, vitimas de assaltos em pleno horário comercial. Os vereadores atribuem os números a dois fatores: a liberação de ex-detentos ao final do cumprimento da pena, que permanecem no município e acabam reincidindo nos crimes, e as disputas estabelecidas entre os próprios criminosos para o domínio de áreas e a venda de drogas. 
 
Segundo Diógenes, Sinop registrou no último mês 11 homicídios, desses, sete provocados por ex-detentos que tinham acabado de receber a ordem de soltura. 
 
Entre as principais deficiências detectadas em Sinop está a insuficiência do contingente policial e a precariedade dos equipamentos físicos, a exemplo de viaturas em péssimo estado de conservação. 
 
“Diógenes, precisamos dar satisfação à população e restabelecer a paz em Sinop, os vereadores estão aqui sofrendo, por que são eles que recebem as cobranças e sofrem por estar lá na ponta, próximo do povo, sabemos da vontade do governo em corresponder às necessidades do estado, mas, por mais que se tente fazer por Sinop ainda é pouco, hoje o governo não consegue acompanhar o crescimento de Sinop”, frisou Baiano Filho. 
 
Baiano cobrou o aumento do contingente e a reestruturação física do Comando Regional em Sinop. Diógenes argumentou que estão sendo formados 370 novos policiais que serão deslocados em atendimento ao interior. Quanto à estruturação física, Diógenes alegou a ausência de prédios públicos para a implantação de novas estruturas. Baiano então propôs que a prefeitura assuma pela locação de um espaço e o Governo do Estado garanta o aparelhamento do local e o envio de duas viaturas. 
 
Com a proposta, Sinop ganhará uma nova Base Comunitária que será instalada na grande região do São Cristóvão, que abrange mais de 39 bairros. 
 
O deputado também cobrou a construção de um centro socioeducativo em atendimento a jovens e adolescentes. Segundo Diógenes, cada unidade corresponde investimentos na ordem aproximada de R$ 3,5 milhões e o orçamento para a construção de novas unidades está em análise pelo governador Silval Barbosa. 
 
O secretário Diógenes se comprometeu em avaliar junto ao delegado geral da Policia Judiciária, Paulo Vilela a possibilidade de reforço no quantitativo policial. Diógenes também argumentou sobre a possibilidade de instalação de um sistema de câmeras de vigilância em Sinop, já em 2012. 
 
Comprometidos com o restabelecimento da segurança pública em Sinop, os deputados estaduais Dilmar Dal´Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB) irão realizar no próximo dia 07 de outubro, sexta-feira, na Câmara de Sinop, uma audiência pública para debater a fragilidade da segurança no município e a formatação de um plano de ação para coibir a ação criminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário