Pages

domingo, 4 de setembro de 2011

Silval diz no Nortão que ferrovia até Santarém é a médio prazo





Foto
O governador Silval Barbosa (PMDB) disse, neste sábado à tarde, em Sorriso, onde passou com a caravana Rota da Integração, formada também por empresários chineses, que a implantação da ferrovia Cuiabá-Santarém, para escoar a produção mato-grossense para o exterior, será de médio a curto prazos. Mas não previu em quantos anos. "Como é um negócio privado fica difícil definir um prazo, mas se der certo o governo vai estimular e apoiar o grupo chinês para que se torne um projeto interessante a eles. E como a empresa é privada a construção é muito rápida", declarou. Ele apontou que a expectativa do grupo, até agora, é muito positiva. "Esta ferrovia tem dois negócios que interessam muito aos chineses, uma que é alimentos, pois nosso Estado é o que mais produz no país, e outra porque o projeto é viável e rentável", acrescentou.
A China está entre os principais compradores de comida de Mato Grosso (soja, milho e carne). Além de conhecer as cidades inseridas no planejamento inicial por onde a ferrovia poderá passar, os chineses estão conhecendo os dados de produção agrícola, apresentados pelos prefeitos. Chicão Bedin disse que Sorriso, a capital nacional do agronegócio, tem crescimento de 10% ao ano. Lucas do Rio Verde está produzindo 20 milhões de toneladas de grãos. Nova Mutum está entre os 5 maiores exportadores de soja, milho para o diversos países.
Para o porta voz do grupo, Anselmo Leal, os investidores chineses vêem no Estado uma oportunidade de investimento e parceria, pois no país oriental não há mais expectativa para aumentar a capacidade produtora, realidade diferente vivida aqui em Mato Grosso.  "Nós estamos andando em toda a BR 163, até agora vimos que é muito viável construir esta ferrovia, vimos que tem muitas empresas fortes que podem apoiar esta ideia. Com a ferrovia o produto daqui será mais valorizado e o produtor terá um aumento no poder da competitividade", disse. O investimento incial previsto para a ferrovia com mais de mil km seria de R$ 10 bilhões.
Em Sorriso, os chineses almoçaram, no Lions Clube com lideranças locais. O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Fábio Marchioro (PDT), o vice-prefeito Wanderley Paulo, vereadores, secretários e presidentes de entidades, bem como deputados estaduais e federais que fazem parte da comitiva. Assistiram a um vídeo em inglês com informações sobre o município, sobre a capacidade de produção agrícola e infraestrutura.
A caravana chegou a Sinop, por volta das 16h, foi recebida pelo prefeito Juarez Costa que apresentou a força econômica do município no setor madeireiro e agropecuário, como pólo de serviços, de saúde e educacional.
Em seguida, seguiu a Matupá onde a comitiva pernoita e, neste domingo, segue a Novo Progresso, Morais de Almeida e demais cidades paraenses onde acompanharão também o andamento das obras de asfaltamento da BR-163 por onde também será escoada a produção. A chegada a Santarém está prevista para sábado à noite e haverá reunião com o governador Simão Jatente.
Em instantes, mais detalhes
(Atualizada às 17:21h)

Comitiva em Sinop (fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)
Silval em Sorriso, com prefeito Chicão, vice Vanderlei Paulo, deputado Nininho (cahpéu) e chineses (Só Notícias/Aline Dessbesell)

Integrantes da Rota da Integração em Lucas do Rio Verde (fotos: Só Notícias/Altair Anderli)

Silval, chineses e prefeito Lirio em Nova Mutum (foto: Só Notícias)



Nenhum comentário:

Postar um comentário