Pages

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Juarez Costa (PMDB):Sinop é o 1º município a receber verbas do PAC 2 em Mato Grosso


De Sinop - Alexandre Alves
Foto: Olhar DiretoSuperintendente da Caixa em Mato Grosso destaca qualidade e rapidez na confecção dos projetosSuperintendente da Caixa em Mato Grosso destaca qualidade e rapidez na confecção dos projetos
O prefeito Juarez Costa (PMDB) assinou, nesta terça-feira, de manhã, em seu gabinete, convênio de R$ 12,1 milhões com o Ministério das Cidades para implantação do programa “Sinop 100% Água Tratada” – que levará água potável a todas as residências da cidade que ainda não são atendidas pelo sistema de abastecimento.

Os recursos chegam a “fundo perdido”, por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Carlos Roberto Pereira, disse, em entrevista ao Olhar Direto, que o município é o primeiro do Estado a receber recursos do PAC 2.

“Destaco a agilidade da equipe técnica da prefeitura e a qualidade dos projetos apresentados, o que facilitou muito a liberação de recursos do governo federal”, comentou o superintendente da Caixa Econômica, que é o agente financeiro liberador da verba federal.

Com o montante, além de levar água para os bairros que ainda não são, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (Saaes) vai reforçar a rede existente. O projeto prevê a implantação de captação subterrânea, tratamento, reservatórios, rede e ligações até as residências. “São mais de 110 mil metros de rede a mais dez reservatórios de um milhão de litros cada”, disse o prefeito Juarez Costa.

Sinop tem aproximadamente 100 bairros e cerca de 40% ainda não é atendida pela rede de abastecimento. Em 2010, a prefeitura construiu mais quatro poços e reservatórios, aumentando a abrangência do atendimento. Porém, em determinados setores da cidade, a pressurização da água é deficiente. Com o projeto “Sinop 100% Água Tratada”, o problema deve ser resolvido.

Sinop foi contemplada também na primeira etapa do PAC, com empréstimo de R$ 36 milhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) para obras de esgotamento sanitário. As obras do esgoto estão previstas para começar ainda em 2011 e cerca de 50% das edificações serão ligadas à rede de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário