Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Governo retoma "Estradeiro" em busca da integração


  • Silval lidera expedição de Cuiabá a Santarém (PA); eixos estruturantes são BR-163 e ferrovia


  • Marcos Vergueiro/Secom-MT 

    O governador Silval vai liderar a expedição que cortará a BR-163 até Santarém, no Pará

    DA REDAÇÃO

    O governador Silval Barbosa (PMDB) vai liderar, no próximo mês de setembro, a primeira expedição do tipo "Estradeiro" de sua segunda gestão no Palácio Paiaguás. A "Rota da Integração" será realizada entre os dias 3 e 6  e vai percorrer a BR-163, entre Cuiabá e Santarém (PA).

    Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), os dois eixos estruturantes dessa primeira expedição são a consolidação da BR-163 e a Ferrovia Cuiabá-Santarém.

    O secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, um dos líderes da expedição, disse que, embora a logística seja o foco, a Rota é uma ação integrada com todos os segmentos sociais e econômicos e vai abordar todos os aspectos: integração social, econômica e cultural.

    A Rota da Integração terá a participação dos segmentos representativos dos setores produtivo, como a Aprosoja, Famato, Ampa, Acrimat  e Fiemt. "Todas essas entidades têm interesse na consolidação da BR-163, enquanto eixo rodoviário", disse Vuolo.

    O secretário citou como exemplo a produção de Manaus (AM), que, para chegar até as regiões Sul e Sudeste do país, utiliza a rodovia Belém-Brasília, ou pelo Oceano Atlântico, contornando a América do Sul.

    "Se a BR-163 estivesse concluída, essa produção poderia ser escoada por Mato Grosso, tornando o frete mais em conta, com a participação da logística ferroviária, que até dezembro de 2012 deve chegar em Rondonópolis", observou o secretário.

    Outro eixo da expedição é a construção da Ferrovia Cuiabá-Santarém. Como essa ferrovia interessa aos chineses, por uma questão estratégica para o escoamento de alimentos, eles já estiveram em audiência com o governador Silval Barbosa. Os chineses  vão participar da expedição com 14 profissionais chineses.

    Integram o grupo engenheiros, engenheiros ambientais, geólogos e economistas da China National Machinery, uma empresa da estatal chinesa CMC, e da Asian Trade & Investments (ATI), que já vão iniciar os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica.

    Também vão integrar a expedição representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para iniciar esse importante diálogo entre o Executivo estadual e iniciativa a privada.

    Logísticas

    De acordo com Francisco Vuolo, o Governo quer chamar a atenção para a importância dessas logísticas para o processo de desenvolvimento por qual passa Mato Grosso.

    A produção agrícola e atração de novos investimentos para instalação de indústrias dentro da cadeia produtiva dependem da logística. Recentemente, o governador Silval Barbosa lembrou que os produtos de Mato Grosso serão competitivos com uma logística eficiente.

    A comitiva da expedição será liderada pelo governador Silval Barbosa e contará com integrantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representantes das entidades dos segmentos econômicos ,e irá checar in loco o andamento das obras que estão sendo executadas pelo DNIT, em diversos trechos, entre Cuiabá até Guaranã do Norte (a 715 km da Capital).

    A partir de Guarantã até Miritituba (PA), existe um trecho de 800 km totalmente sem asfalto.

    A expedição sai de Cuiabá no dia 3 de setembro (sábado) e chegará em Santarém no dia 6 (terça-feira), e deve contar com participação de 100 pessoas, incluindo os chineses.

    Com informações da Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário