Pages

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Até março de 2012, apenas cartão magnético será aceito em transportes coletivos de VG; Medida visa diminuir assaltos


Secom/VG
Nove linhas de ônibus no município já estão atendendo somente com o uso do cartão
 

Para  reduzir o número de assaltos a ônibus e dar maior agilidade ao transporte coletivo urbano em Várzea Grande, está sendo implantado um novo modelo de cobrança tarifária nos coletivos do município. 
Até março de 2012, toda a frota da cidade deverá circular sem a presença do cobrador, ou seja, os passageiros só vão conseguir viajar nos coletivos por meio do uso do cartão magnético.  A medida visa diminuir o número de assaltos a ônibus, já que o novo método irá eliminar definitivamente o pagamento de passagem com dinheiro. 
Nove linhas de ônibus no município já estão atendendo somente com o uso do cartão. Confira no final da matéria quais são.
De acordo com o presidente da empresa  União Transportes – concessionária  do transporte coletivo de Várzea Grande, Rômulo Arantes, o novo sistema de cobrança irá trazer maior segurança aos usuários e motoristas, alem de propiciar maior agilidade – pois, irá reduzir o tempo de permanência dos ônibus nos pontos.
O empresário citou que não haverá uma demissão dos cobradores, sendo que eles serão reaproveitados em outras funções. Ainda, segundo Rômulo, muitos estão sendo treinados para serem promovidos a motoristas – já que em Várzea Grande há uma carência de profissionais dessa área, ou seja, motorista.
Rômulo destacou ainda que  foi feita uma convenção coletiva com o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em empresa de Transportes Terrestre de Cuiabá e Região, onde ficou acertado pontos fundamentais com garantias aos motoristas e cobradores de ônibus. 
Convenção – De acordo com o Termo aditivo a Convenção de Trabalho 2011/2012, nos veículos onde não houver a presença do cobrador, os passageiros que não possuírem o cartão do sistema de bilhetagem eletrônica deverão efetuar o pagamento da passagem ao motorista. 
Porém, tal ação não irá significar acumulo de função, e ainda, os motoristas receberão comissão que varia de 5 a 10% por executar tais préstimos. Já os cobradores terão estabilidade garantida até 15 de março de 2012, sem prejuízo de qualquer direito já adquirido.
O cartão – O cartão magnético pode ser solicitado pela internet, através do site da Amtu (http://www.amtu.com.br/) ou também, no Terminal André Maggi, e na própria sede da Amtu – a qual fica localizada na Rua Joaquim Murtinho, nº 775, Centro, Cuiabá.  Vale destacar que não há nenhum custo adicional para o solicitante, ou seja, o cartão é gratuito.
Recarga -  O cartão pode ser recarregado em qualquer loja conveniada que tenha o adesivo da Amtu, no Terminal André Maggi e na própria Amtu. Para atender a demanda o número de pontos de venda de recarga de cartões da bilhetagem eletrônica aumentou significativamente.
Linhas em teste: Linha 652 – Santa Clara/terminal André Maggi; Linha 759 – Praia Grande via Souza Lima/ terminal André Maggi; Linha 857 – São Gonçalo/ terminal André Maggi; Linha 955 – Passagem da Conceição/ terminal André Maggi; Linha 957 – Sadia/ FEB; Linha 859 – Parque Sabiá/ terminal André Maggi; Linha 754 – Costa Verde/ terminal André Maggi; Linha 963 – Res. José Carlos Guimarães/Mário Andreazza; Linha 753 – Pirineu/ terminal André Maggi


 

por Rojane Marta/VG Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário