O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou ao futuro presidente da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo (Agecopa), Éder Moraes, que se aprofunde nos estudos para determinar qual o melhor meio de transporte a ser implantado em Cuiabá, o Bus Rapid Transition (BRT) ou o Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT).
“Já temos um estudo prévio sobre o BRT e, para efeito de comparação, determinei ao Éder que ao assumir se aprofunde neste estudo para apontar qual é o melhor modelo, se é VLT, BRT ou monotrilho, todas as alternativas viáveis”, declarou o peemedebista.
Silval ressaltou as dificuldades que o BRT poderá oferecer caso seja o modelo escolhido como o alto número de desapropriações. Apesar da demora para a definição, o governador não acredita que isso poderá atrasar as obras da Copa do Mundo.
O deputado José Riva (PP), um dos maiores defensores do VLT, se disse satisfeito com a reabertura da discussão. Segundo ele, com a outra diretoria da Agência, presidida por Yênes Magalhães, o assunto não tinha mais discussão.
“Sentimos um alívio com o Éder porque temos consciência de que essa questão agora será reaberta. Serão analisados todos os modelos, inclusive porque o governador se propôs a conhecer melhor todas as alternativas”, disse o presidente da Assembleia Legislativa.
Ao final da reunião, Riva revelou a predisposição do novo presidente da Agecopa em aceitar outro tipo de modelo de transporte. “Eu já sinto que há vontade política do Éder em conhecer modelos sobre o trilho como o VLT ou monotrilho. A Assembleia queria isso, a discussão sobre o assunto”, finalizou.(HF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário