Pages

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Emanuel Pinheiro assume condição de candidato a presidente da AL

Deputados dizem ter o apoio de 11 parlamentares, na disputa pelo comando da AL
O deputado Emanuel Pinheiro, que será candidato à presidência da Mesa Diretora

O deputado estadual reeleito Emanuel Pinheiro (PR) afirmou que será o candidato à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, responsável pelo biênio 2015-2016. Já o deputado eleito José Eduardo Botelho (PSB) será o primeiro-secretário.

A chapa denominada “Coragem para mudar”, em referência à coligação do governador eleito Pedro Taques (PDT), já contaria com o apoio de 11 deputados.

"Essa chapa tem o apoio de 11 deputados e me tem como presidente e o Botelho como primeiro-secretário. Estamos buscando um conceito para Assembleia"“Essa chapa tem o apoio de 11 deputados estaduais e me tem como presidente e o Eduardo Botelho como primeiro-secretário. Estamos buscando, acima de tudo, um conceito para Assembleia, em que possamos garantir a transparência e a efetiva participação de todos os deputados na gestão e na divisão dos poderes nos cargos da Mesa Diretora”, afirmou.

Além de conseguir o apoio da maioria dos deputados do PR, isolando o deputado Mauro Savi (PR), Pinheiro afirmou também contar com o apoio de Taques.

Mesmo apoiando a chapa de Emanuel e Botelho, Taques deve ajudar a unir novamente os dois grupos que se formaram no Legislativo.

“O governador Pedro Taques esteve conosco, está apoiando essa chapa, mas ele busca, como todo governante, a unidade. A unidade do Poder Legislativo, a unidade da governabilidade. Ele quer ter a certeza de que a maioria da Assembleia vai dar sustentação ao novo momento que o Estado vive”, disse.

“E acredito que isso irá acontecer, porque a Assembleia vive também um novo ciclo e queremos escrever a nossa história com um processo de abertura cada vez maior, aproximando o Legislativo do cidadão, resgatando e melhorando a sua credibilidade”, afirmou Pinheiro

Concorrência

A chapa de Pinheiro e Botelho têm como concorrente a dos deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Mauro Savi (PR).
A dupla tem, hoje, a maioria, contando com o apoio de 13 parlamentares.

No entanto, o candidato à presidência da Mesa pelo PR afirmou que já está articulando novos apoios.

“Você começar com 11 votos, em um universo de 24, já é um privilégio. Então, vamos continuar articulando, levando a nossa proposta, levando o nosso conceito e ideia de transformação, mudança, oxigenação e de transparência e democracia interna”, disse.


"O governador Pedro Taques esteve conosco, está apoiando essa chapa, mas ele busca, como todo governante, a unidade"

Entre as propostas que serão apresentadas por Pinheiro e Botelho, está a atribuição de funções especificas a todos os membros da Mesa e a proibição da reeleição ao comando da Casa.

“Acredito que a maioria quer aderir, porque estamos propondo um conceito de o crescimento do poder legislativo, distribuição de poderes, atribuição especifica para todos os membros da Mesa, fim da reeleição”, disse. 

“Assim, teremos a igualdade de todos os deputados. Não vai mais existir o deputado classe A e o classe B. Porque com todo o poder na mão do presidente e primeiro-secretário e os demais deputados estavam vivendo uma marginalização dentro do próprio poder. Todos somos iguais e somos chamados de pares, somos representantes do povo e dessa forma devemos gerir a Assembleia”, afirmou.

Mudança de ideia

Inicialmente, Emanuel Pinheiro negou qualquer possibilidade de concorrer a algum dos cargos da Mesa Diretora.

No entanto, com o aumento da possibilidade de Savi voltar ao comando da Mesa, alguns deputados da oposição se mostraram “descontentes”.

Emanuel Pinheiro afirmou ter sido convocado pelos deputados a se candidatar. 

“Um bom soldado não foge a convocação. E eu fui convocado por companheiros que colocaram meu nome e eu aceitei a empreitada. Mas aceitei com desprendimento, com respeito, porque estamos representando um novo momento, um novo grupo e um novo compromisso com a Assembleia”, disse.

“Todos os outros 10 companheiros que avalizaram meu nome possuem total condições de assumir a candidatura à presidência ou a primeira-secretaria. Se, nesse momento, meu nome convergiu com apoio maior, faremos de tudo para representar esse novo momento para história do Poder Legislativo”, completou o deputado.

Veja a lista de deputados que apoiam a chapa de Emanuel e Botelho:

Bancada do PR

Sebastião Rezende
Nininho
Emanuel Pinheiro
Wagner Ramos

Bancada do PSB

Eduardo Botelho
Max Russi
Oscar Bezerra

Bancada do PV

Wancley
Coronel Taborelli

Bancada PSD

José Domingos Fraga

Bancada do PSDB

Wilson Santos

Midia News com Cuiabá Tudo na Hora
www.cuiabatudonahora.com;br
João Batista de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário