Pages

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

desequilibrada e desqualificada, Walace declara secretário de Comunicação de Cuiabá, Kleber Lima antiético

walace_500.jpg
Prefeito de VG Walace Guimarães responde secretário de Cuiabá Kleber Lima
O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB) emitiu mais uma resposta à Prefeitura de Cuiabá devido a declarações do secretário de Comunicação Kleber Lima, que reforçou a crise da Saúde em VG, ao expor que Walace não abriu uma UPA na cidade para não gastar mais recursos. Em nota, o peemedebista diz que a resposta do secretário em nada contribui para a discussão ou entendimento sobre a questão.
Afirma que Kleber é antiético por exprimir opinião pessoal sobre o assunto de forma “injusta, desequilibrada e desqualificada, por não conhecer ou fingir não conhecer a realidade por que passa as duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande, que enfrentam um autêntico colapso na saúde pública”.
No documento,  Walace assume que a construção da UPA passa por dificuldades semelhantes às da Capital devido baixa arrecadação e impossibilidade crônica de investimentos. “Aliás, pelo que estamos sabendo, a história da UPA, que felizmente está funcionando em Cuiabá, a mesma foi construída pela gestão Chico Galindo e o seu funcionamento foi bancado com recursos do governo federal, de maio a dezembro, ao contrário do que afirmou na imprensa”, alfineta o prefeito.
O chefe do Executivo de VG volta a afirmar que o Pronto-Socorro da cidade está funcionando. “Vale ressaltar que, no ano de 2009, o Pronto Socorro de Cuiabá passou por uma reforma e Várzea Grande atendeu a todos, de portas abertas, da mesma maneira”, diz. Em 2009, a cidade era gerida por Murilo Domingos (PR).
Walace finaliza a nota prometendo que vai fazer 11 unidades de PSF, saindo de uma cobertura de 17% para 85%. Prevê ainda uma UPA no Cristo Rei e reforma do PS que, segundo ele, já está sendo licitada ." Será que Cuiabá atenderá os munícipes de Várzea Grande do mesmo modo de quando precisou de reformas? Acreditamos que sim, pois somos cidades irmãs e o SUS é de todos os brasileiros”, conclui.
Briga
Toda a “briga” começou depois que a Prefeitura de Cuiabá emitiu nota dizendo que não tinha condições de atender pacientes encaminhados por Várzea Grande, uma vez que o centro cirúrgico do Pronto-Socorro deste município estaria fechado. Acontece que a unidade de Cuiabá estaria atendendo em capacidade máxima de internações, sem leito disponível para mais pacientes.
Em resposta, Walace chamou o secretário de Saúde de Cuiabá Werley Perez de leviano, por tornar a situação pública e garantiu que o caos não era verdade. Além de Walace, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Daoud Abdallah, também interveio na situação. Segundo ele, o histórico de Perez em não assumir a inoperância de sua gestão é antigo.
 Diante das críticas, Kleber alfinetou que o prefeito não tem responsabilidade com seus munícipes, por ser médico e não colocar para funcionar a UPA na cidade. Argumentou ainda que Walace não abre a unidade por não querer gastar, já que para ter habilitação do Ministério da Saúde a prefeitura precisa arcar com o custo por alguns meses, até que seja feita a inspeção dos agentes de Brasília.
Nota de esclarecimento
  • A opinião do sr Kléber Lima, secretário de comunicação de Cuiabá, para o site RD News, sobre a saúde de Várzea Grande, e sobre o prefeito Walace Guimarães, eivada de subjetividades, em nada contribui para uma discussão ou para o entendimento de uma questão que é muito mais complexa. Extrapola os limites da ética e do bom jornalismo, ao proferir opinião pessoal injusta, desequilibrada e desqualificada, por não conhecer ou fingir não conhecer a realidade por que passam as duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande, que enfrentam um autêntico colapso na saúde pública.
  • Não bastasse isso, o Pronto Socorro, Hospital e Maternidade de  Várzea Grande há muito vem atendendo um enorme contingente de pacientes de Cuiabá pois trabalha com suas portas abertas.
  • O SUS é um sistema que dá o direito de todo cidadão brasileiro ser atendido em qualquer posto de atendimento no território nacional. Desconhecer isso beira a má fé, ou é ignorância consumada.
  • Sobre a UPA, que está sendo construída, no Ipase em VG, assumimos que as dificuldades que estamos passando são muito grandes e, todos sabem, bastante semelhantes as da capital, com baixa na arrecadação e impossibilidade crônica de investimento. Para seu conhecimento a Unidade está praticamente concluída e por isso ainda não foi inaugurada. Aliás, pelo que estamos sabendo, a história da UPA, que felizmente está funcionando em Cuiabá, a mesma foi construída pela gestão Chico Galindo e o seu funcionamento foi bancado com recursos do governo federal, de maio a dezembro, ao contrário do que afirmou na imprensa.
  • O PSVG não está parado, muito pelo contrário, está trabalhando muito para atender todos os mato-grossenses que ali possam ser atendidos. Vale ressaltar que, no ano de 2009, o PS de Cuiabá passou por uma reforma e Várzea Grande atendeu a todos indistintamente, de portas abertas, da mesma maneira. A saúde no Brasil há muito não recebe investimentos em todo o Brasil independente de quem, ou partido, que governa. Mas na administração atual muito está sendo feito como reformas das unidades de saúde que se encontravam precárias, construção de 4 unidades novas de PSF, nos bairros, Ouro Verde, 24 de Dezembro, Noise Curvo e Santa Izabel, já praticamente concluídos, e também da UPA que se encontra em fase de finalização.
  • Muito ainda será feito, como construção de mais 11 unidades novas de PSF que sairá de uma cobertura de 17% para 85% de cobertura, uma UPA no Cristo Rei, e reforma do PS que já está sendo licitada. Será que Cuiabá atenderá os munícipes de Várzea Grande do mesmo modo quando precisou de reformas? Acreditamos que sim, pois somos cidades irmãs e o SUS é de todos os brasileiros.
  • Walace Guimarães
  • Prefeito de Várzea Grande
  • http://www.rdnews.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário