Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Secretário de Assistência Social José Rodrigues faz a diferença promovendo novas ações


 “Muito há por fazer ainda, mas não estamos medindo esforço para trabalhar em prol dos cidadãos Cuiabanos” frisou José Rodrigues.


Secretaria de Assistência Social de Cuiabá prioriza trabalho integrado


O Secretario Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, planejou um elaborado e ousado plano de trabalho, que visa além de corrigir e socorrer as dificuldades do momento, também um crescimento sócio-econômico de cada família.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia MT tem elogiado o empenho e eficiência de toda a equipe da secretaria municipal de Assistência social, aonde vem desenvolvendo um importante trabalho no município. “É a mão amiga, sempre pronta para ajudar, orientar e socorrer a quem precisa. É uma equipe eficiente e dedicada, que trabalha com amor, e cumpre todas as determinações do prefeito Mauro Mendes (PSB), para o bem de nossa gente”, disse o ativista.

O ativista falou que o secretario José Rodrigues tem usado uma forma prática e rápida de promover a justiça social e fazer o bem a quem precisa. “Hoje temos um departamento de assistência social competente, que atende a nossa gente”.

O diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia destacou que o secretario vem demonstrando na pratica que esta trabalhando fortemente para reduzir ou amenizar o estado de desigualdade social causado por fatores que contribuem para o aumento do índice da miséria no município, a exemplo da desigualdade na distribuição de renda; escassez das políticas públicas; precariedade dos programas sociais;carência de programas de geração de emprego e de renda; migração descontrolada e sem planejamento e outros, etrabalhando para que haja ações conjuntas por parte dos governos federal, estadual e municipal, sem falar também da participação da igreja e da sociedade civil.

Trabalhar de maneira integrada com os diversos segmentos da sociedade e da administração municipal é a forma encontrada pelo secretário de Assistência Social, José Rodrigues, para ampliar espaços e difundir os trabalhos da secretaria.

Depois de percorrer corredores de alguns Ministérios em Brasília, convidado que fora pelo prefeito Mauro Mendes, o secretário voltou com alguns trunfos.

Um deles, que também é do prefeito Mauro Mendes onde Cuiabá terá mais vagas para cursos de qualificação,Cuiabá terá mais 1.100 vagas para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2013. A garantia foi dada pelo secretário nacional do programa Brasil Sem Miséria, Tiago Falcão, durante Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, do qual o prefeito Mauro Mendes participou nesta segunda-feira (28), em Brasília.
Outra notícia mais animadora ainda, é que em audiência com o Secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi o secretario José Rodrigues entabularam parceria para realização de curso para os trabalhadores dos Cras, Creas, equipe técnica e da gestão do SUAS que irá ocorrer durante a realização do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente (maio/13, em Cuiabá-MT). O MDS irá capacitar esses trabalhadores para usarem corretamente as ferramentas de gestão que estão disponíveis, com a finalidade de melhorar a execução das ações na ponta, qualificando o atendimento ao usuário da Assistência Social. 
Referência: Programa de Revitalização da Assistência Social:

O Programa de Revitalização da Assistência Social, lançado pelo prefeito Mauro Mendes no dia 25 de janeiro, já entregou os 500 móveis aos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 04 Centros de Convivência do Idoso (CCI) e um Centro de Assistência Social Básica (CASB). Além disso, a limpeza e restauração da estrutura física de várias unidades também já foram concluídas. 
Já receberam os restaurou as seguintes unidades: 
  • CRAS PEDRA 90
  • CRAS COLORADO
  • CRAS PLANALTO
  • CRAS DOM AQUINO (ANDAMENTO)
  • CASB. DOUTOR FÁBIO
  • CCI JOÃO GUERREIRO
  • CRAS ARAÇA
  • CCI Pe. FIRMO
  • CRAS PEDREGAL 
O programa prevê a restauração dos 13 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, 04 Centros de Convivência do Idoso – CCI e um Centro de Assistência Social Básica – CASB, Abrigos (05), Conselhos Tutelares (06), PETI (08), Siminina (16), PróJovem Adolescente (10), Banco de Alimentos, Padaria Comunitária e Restaurante Popular da Capital. 

O objetivo é que as estruturas físicas passem por reparos e adequações imediatamente, além de promover capacitação dos profissionais para padronizar e sistematizar os atendimentos e a rotina de trabalho.

Em articulação, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior,conseguiu trazer para Cuiabá o Seminário Internacional contra trabalho forçado que será realizado em maio.

O seminário, coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), envolve países da América do Sul e tem o objetivo de debater as práticas inovadoras adotadas pelas várias instituições que defendem o trabalho decente. O evento terá como eixos principais as práticas no combate ao trabalho escravo e infantil e aos acidentes de trabalho. 

Fazendo a Diferença: José Rodrigues Rocha Junior  também participou da primeira reunião da Comissão Intergestora Tripartite 2013.Dentre os assuntos em pauta, estão o reordenamento dos serviços de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos, a pactuação da agenda de trabalho ao longo do ano e a destinação dos recursos voltados a execução dos programas socioassistenciais nos Estados.

José Rodrigues, que tem longo currículo na área – aproximadamente 10 anos como secretário adjunto de Ação Social do Governo Estadual,vem se destacando como o secretario mais atuante no inicio do mandato do prefeito Mauro Mendes,afirmou o diretor do Portal Todos Contra a Pedofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário