Pages

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sem fiscalização, caminhão despeja lixo em plena rua

Morador flagrou irregularidade em um cruzamento de rua, no bairro Jardim Cuiabá

MidiaNews
Clique para ampliar 
Morador registrou o exato momento em que o lixo era despejado em rua do bairro Jardim Cuiabá
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Moradores do bairro Jardim Cuiabá, um dos bairros nobres da Capital, flagraram o momento em que um caminhão, carregado de restos de árvores cortadas e lixo, despejou o conteúdo, em plena luz do dia, em um cruzamento do bairro.
A ação ocorreu no cruzamento da Rua 8 de Abril com as ruas Papoulas e Cegonhas. Segundo um morador, que prefere não ser identificado, vizinhos já tiveram que pagar para limpar as ruas, que ficam entulhadas de lixo jogados no local por pessoas de fora do bairro.
Cansados, os moradores do Jardim Cuiabá pedem por mais atenção das autoridades competentes, para que limpem a região e aumentem a fiscalização, punindo com multas aqueles que continuarem a despejar lixo em locais inapropriados.
Vale ressaltar que o lixo, mesmo sendo orgânico, quando acumulado ou disposto inadequadamente, pode se tornar altamente poluente e cria um ambiente propício ao desenvolvimento de organismos patogênicos e proliferação, por exemplo, do mosquito da dengue.
MidiaNews telefonou, por diversas vezes, para a Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cuiabá (SMAAF), mas ninguém atendeu às ligações.
Ação intensificada
Na última semana, a pasta divulgou, por meio da assessoria, que iria intensificar a campanha contra a ação irregular de despejo de resíduos sólidos em locais não permitidos.
Segundo informou, na época, o diretor de resíduos sólidos da SMAAF, João Rodrigo Ezequiel, o trabalho de fiscalização é difícil de ser feito porque, raramente, os agentes da secretaria conseguem fazer um flagrante da irregularidade.
De acordo com ele, normalmente, os infratores fazem os depósitos dos resíduos no período noturno.
Mesmo assim, a secretaria estaria mantendo fiscais em todas as regiões da cidades, atuando, principalmente, nos terrenos baldios, que são usados como depósito irregular.
Regularização
Para obter a autorização para o depósito de resíduos, é necessário que a empresa tenha em mãos o Controle de Tráfego de Resíduos (CTR), retirado através de formulário que está disponível no site da SMAAF.
Quando uma empresa é chamada para recolher os entulhos de uma obra, por exemplo, o CTR deve estar assinado pela empresa, pela prefeitura e pelo dono da construção. Caso contrário, a irregularidade pode resultar em autuação e multa.
GALERIA DE FOTOS


  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário