Pages

domingo, 1 de abril de 2012

Legislativo vota aumento de vaga

A Câmara Municipal de Sorriso vota amanhã (2) a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que estabelece o número de 11 vereadores para a próxima legislatura. Atualmente, a Câmara possui 10 vereadores e, em agosto do ano passado, foi aprovado por unanimidade o projeto que altera a Lei Orgânica e autoriza o aumento para 15 parlamentares, conforme a quantidade de moradores. 

Apesar de ser respaldada pela Emenda Constitucional 58/2009, que estipula o número máximo de vereadores nos municípios, a decisão não foi bem aceita pela população local e gerou polêmica até mesmo dentro da Casa de Leis. 

Um projeto de iniciativa popular de autoria do estudante Heder da Costa chegou a ser apresentado para tentar suspender o aumento, porém foi arquivado porque, segundo o ex-presidente da Câmara, vereador Luiz Fábio Marchioro (PDT), não apresentou os requisitos necessários para sua tramitação, como quantidade mínima de assinaturas e devida identificação das mesmas. 

“Fizemos um comparativo dos gastos registrados pelas Câmaras de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso, e vimos que os dois municípios, juntos, gastam menos que o nosso, então imagina quanto não irão gastar se aumentarem o numero de vereadores aqui na cidade. Queremos que esse dinheiro seja investido em outras coisas, como projetos sociais, construção de postos de saúde, creches e escolas”, declarou o estudante. A proposta para o aumento de apenas uma vaga foi apresentada por um grupo de vereadores de oposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário