Assessoria
A prática de esportes entre pessoas com deficiência é um processo de reabilitação mundialmente conhecido, e está sendo cada vez mais difundido. Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), hoje já existem diversos eventos mundiais que reúnem estes atletas guerreiros para competirem e mostrar que a prática dos esportes abre oportunidades incríveis na vida de todos.
O presidente de Direitos Humanos tem um Projeto de Lei, que já tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que dispõe sobre a criação e a manutenção do “Programa de Praticas Esportivo” destinados às pessoas com deficiência.
Segundo Emanuel Pinheiro, o objetivo do projeto é determinar a criação e a manutenção do programa de práticas esportivas destinados às pessoas com deficiência, incentivando-as a superar seus limites, medos e desafios, e ainda garantindo qualidade de vida.
No projeto cita que as atividades relativas ao programa de práticas esportistas serão abertas a todos que queiram participar, observando-se, para a organização da programação, o critério de faixas etárias e o local onde se darão as atividades e as respectivas residências dos interessados.
O deputado defende que as pessoas com deficiência necessitam de espaço físico adaptado e específico para os treinamentos, além de profissionais capacitados na área, que deve ter conhecimento tanto no esporte como, de preferência, também na deficiência do atleta.
Emanuel deu exemplo de esportes que já são praticados por pessoas com deficiência: arco e flecha, atletismo, basquetebol sobre rodas, bocha, ciclismo, handebol sobre rodas, tiro ao alvo, futebol, natação, tênis de mesa e tênis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário