Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chico Galindo:Câmara aprova criação de secretarias

Para o surgimento das três Pastas, duas tiveram que ser extintas. Aliados defendem que mudanças irão melhorar prestação de serviços







Brito disse que os novos nomes serão anunciados semana que vem

ALLINE MARQUES
Da Reportagem

Com 3 votos contrários e 1 abstenção, a Câmara de Cuiabá aprovou a mensagem encaminhada pelo Poder Executivo na qual altera a formação do staff da administração municipal e prevê a criação de três secretarias: Cidades, Serviços Urbanos e Obras Públicas. Para isso, as de Habitação e Infraestrutura foram extintas.

O assunto causou polêmica no Plenário durante a sessão de ontem. Para os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Domingos Sávio (PMDB), a criação das secretarias serve apenas de ‘cabide de emprego’ para uma acomodação política às vésperas da eleição, além de gerar mais gastos para a prefeitura. Lúdio Cabral (PT) também foi contrário à mensagem, mas não se manifestou.

A principal polêmica foi com o fim da pasta de Infraestrutura, transformada em duas novas secretarias. O vereador Domingos Sávio disse que falta gestão e lembrou que dentro do antigo órgão já existia a diretoria de Serviços Urbanos, que deveria ter competência para resolver os problemas da cidade.

“Ele [Chico Galindo] destrinchou a secretaria em duas, gerando mais gastos para a prefeitura apenas para atender aos correligionários e interesses políticos. Não é isso que irá resolver o problema de Cuiabá, que está cheia de buracos e matagal. A cidade precisa de gestão e boa vontade política. O prefeito não concede aumento aos servidores por alegar não ter recurso e, ao invés de diminuir os custos, cria mais secretarias”.

Domingos Sávio ressaltou que só o cargo de secretário irá gerar um gasto de R$ 9.200 por mês a mais na folha de pagamento, além da prefeitura ter de custear o salário dos cargos comissionados, como chefe de Gabinete, entre outros, criados para atender o novo gestor.

Para atender à demanda da nova secretaria, a prefeitura deverá utilizar 20% do orçamento para remanejar o recurso. Diante da polêmica, o vereador Antônio Fernandes (PSDB), da base aliada do prefeito, se absteve do voto e não se manifestou sobre o assunto.

Em defesa da mensagem encaminhada pelo prefeito Chico Galindo (PTB), o vereador Chico 2000 (PR) alegou que é necessária uma secretaria para atender à limpeza da cidade, atribuição que ficará a cargo da pasta de Serviços Urbanos. O republicano já comandou a Infraestrutura e alegou conhecer as dificuldades enfrentadas pelos gestores do órgão.

Os nomes que comandarão as novas secretarias ainda não foram definidos.

De acordo com o secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito (PSD), o prefeito deverá anunciar ainda na próxima semana, já que a lei de criação das secretarias deverá ser publicada na Gazeta Municipal de segunda-feira (9), devido ao feriado de Páscoa.

A mensagem foi encaminhada em regime de urgência e passou pelo plenário da Câmara apenas com o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Fato este que também foi questionado pelos vereadores da oposição, já que tem sido uma prática recorrente utilizada pelo Executivo para aprovar mensagens de interesse do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário