Pacientes têm que aguardar horas para ser atendidos nos hospitais
G1MT
O aumento no número de casos de dengue em Mato Grosso tem superlotado hospitais da rede pública e particular em Cuiabá. Muitos hospitais estão com dificuldade para atender a demanda na cidade. Um balanço divulgado no último dia 30 de março pela Secretaria de Saúde do Estado mostra que o número de casos da doença aumentou cerca de 117%, comparados os registros do primeiro trimestre do ano passado e deste ano.De acordo com o presidente do Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Saúde, José Ricardo de Melo, o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, bem como as policlínicas da cidade vivem uma crise, reflexo do aumento dos casos. Nas policlínicas da capital, a procura por consultas aumentou cerca de 25% de fevereiro.
Em um hospital particular da capital, os 20 leitos do pronto atendimento ficam ocupados diariamente e cerca de 50% dos pacientes apresentam os sintomas da dengue. Em apenas um mês, foram 400 pessoas notificadas com a doença.
O médico Marcelo Sandrin avalia que caso aumentem os registros da doença será necessário auxílio do Exército na questão. “Aqui em Mato Grosso já está faltando toda infraestrutura da área hospitalar de um modo global tanto na rede pública quanto privada. Se a coisa ficar muito séria possivelmente o Exército e algumas outras instituições precisarão nos auxiliar”, destacou.
A dona de casa Fernanda Lobo conta que em um hospital particular de Cuiabá enfrentou fila na hora de fazer a ficha do filho, que apresentava suspeita da doença. “Tinha senha para fazer a ficha de atendimento. Tinham 20 pessoas na frente do meu filho. E as plaquetas dele estão muito baixas, de 140 mil já está em 37 mil”.
Já a auxiliar de limpeza Marina Rafael procurou a policlínica do Verdão com sintomas da dengue. Mesmo reclamando de dores, ela teve que esperar para ser atendida. “Fiquei cinco horas para ser atendida. Você fica lá dentro de um lado para o outro para aguardar a medicação. É difícil”.
Dados
Do dia 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira, dia 29 de março, foram registrados em Mato Grosso 9.571 casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, deste total, 34 casos foram notificados como o mais grave da doença. Foram registrados também quatro mortes neste período, sendo que duas foram confirmadas e duas estão sob investigação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário