Pages

domingo, 18 de março de 2012

Tião da Zaeli:Prefeitura parcela débito com INSS, mas não explica destino do dinheiro

Aline Coelho da Costa
Desde 2003 a contribuição de impostos retidos dos servidores municipais de Várzea Grande não é repassada a Previdência Social, nem ao Instituto de Seguridade Social de Várzea Grande – a Previvag, apesar de haver o desconto na folha do trabalhador. A dívida, que já havia sido parcelada, mas deixou de ser paga entre os anos de 2010 e 2011, teve o seu “reparcelamento” aprovado na Câmara do Município na última segunda-feira, 12.
Em ano de eleições municipais, é improvável que algum vereador causasse um entrave na aprovação do parcelamento do montante que hoje é de R$ 9.447.926,29 visto que, o município precisa regularizar a situação junto aos órgãos Federais da Previdência Social e obter as certidões negativas necessárias para receber repasses de verbas da União. Apesar de um pedido de vistas a matéria foi aprovada.
Descontam e não repassam
A coordenadora da Previvag, Cleci Almeida, disse que prática é continuada no município, mas que ela tem informações apenas dos últimos oito anos. “O que acontece é quase uma ação de apropriação indébita porque o município desconta dos segurados e não passa pra Previvag”, afirma.  
De acordo com Almeida esse desarranjo ainda não onera hoje os servidores, mas, poderá comprometer o equilíbrio atuarial do Fundo no futuro.Hoje o capital total da empresa gira em torno de R$ 60 milhões e por isso os “desvios” ainda não seriam sentidos; no entanto, ela diz que se a Prefeitura não quitar esses débitos agora, daqui 30 anos os funcionários “realmente vão passar aperto”.
O prefeito Sebastião Gonçalves “Tião da Zaeli” não atende as ligações do site e a Assessoria se limitou à remessa de dados sem qualquer apreciação sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário