Pages

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ministério Público pede afastamento de defensor-geral

Ministério Público pede afastamento de defensor-geral
O promotor de justiça Mauro Zaque protocolizou na Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular o pedido de afastamento do defensor público geral de Mato Grosso, André Pietro, por improbidade administrativa. Fontes do Olhar Direto confirmam que o documento já foi recebido e está sob análise do juiz Luiz Aparecido Bertolucci, que dentro dos próximos dias deve emitir parecer.

A informação vem à tona justamente no dia em que, na contramão dos fatos, a assessoria da Defensoria Pública torna público documento em que o defensor geral substituto, Augusto Celso Reis Nogueira, mandaarquivar o pedido de afastamento de Pietro por sugestão do corregedor-geral substituto, Ademar Monteiro da Silva.

Os relatórios da corregedoria que culminaram no pedido de afastamento de Pietro, obtidos com exclusividade pelo Olhar Direto e entregues posteriormente ao Ministério Público Estadual, apontam desvios de recursos por meio de aquisições superfaturadas de combustíveis, relações políticas escusas, nepotismo, pagamentos adiantados de contratos e serviços que nunca existiram e emissão de notas frias.

Os gastos irregulares cometidos por André Pietro nos primeiros meses de sua gestão podem ultrapassar R$ 1,9 milhão.

Além de gastos exacerbados fora do orçamento da Defensoria, o chefe da instituição nomeou apadrinhados políticos do deputado Sérgio Ricardo (PR) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), como uma espécie de troca de favor pela indicação que os parlamentares fizeram do nome dele ao governador Silval Barbosa (PMDB) para o cargo de defensor-geral.

Veja aqui parecer pelo arquivamento do pedido de afastamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário