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Da Reportagem
O governo do Estado está mais próximo de conseguir a liberação dos recursos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. A Assembleia Legislativa cumpriu uma das exigências apresentadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e aprovou mensagem do Poder Executivo que modifica a redação do Artigo 5º da Lei 9.379, que autorizou o governo do Estado a contrair empréstimos de até R$ 458 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para implantação do BRT.
A alteração fez-se necessária porque na época em que foi aprovada a lei previa o Bus Rapid Transit (BRT) como modal de transporte para a Copa. Entretanto, o governo do Estado, com o aval da Assembleia Legislativa, decidiu trocá-lo pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A mudança também foi autorizada pelo Ministério das Cidades, porém havia necessidade de adequar a lei à nova realidade.
O texto aprovado ontem também altera o trecho que faz menção à extinta Agecopa, atualizando a nomenclatura para Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014 (Secopa).
Com a adequação, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB), acredita que o Estado estará apto a atender todas as demandas apresentadas pelo governo federal. Pendências jurídicas do Estado também estavam gerando empecilhos à liberação dos recursos, mas o governador Silval Barbosa (PMDB) disse que todos os documentos requeridos já foram encaminhados. “Encaminhamos a última leva na sexta-feira”, informou.
O chefe do Executivo viajou para cumprir agenda de compromissos em Brasília na última terça-feira (7) e esperava aproveitar a oportunidade para formalizar a assinatura do convênio, o que não foi possível. Nos últimos eventos públicos dos quais participou, ele reclamou da burocracia imposta pelo governo federal e disse que as obras já deveriam ter começado há cerca de cinco meses.
A implantação do VLT deverá custar R$ 1,2 bilhão, levando-se em conta das desapropriações que serão necessárias. A licitação para as obras de implantação do modal será executada através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que flexibiliza as regras de licitações para a Copa do Mundo.

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