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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Site de mais acessos em Várzea Grande e Cuiabá MT: Aldo Rebelo descarta fraude no VLT em MT, mas prevê atrasos na obra

Cuiabá
Aldo Rebelo (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT)Aldo Rebelo em visita às obras da Arena Pantanal nesta quarta-feira (Foto: Ednilson Aguiar/Secom-MT)
Em visita à obra mais adiantada para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, a Arena Pantanal, nesta quarta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, rebateu as suspeitas de fraude em torno do projeto mais ambicioso de mobilidade urbana para a copa em Mato Grosso: o Veículo Leve sobre Trilhos [VLT], que pelo projeto inicial terá dois traçados, sendo que um deles, vai ligar Cuiabá à cidade vizinha de Várzea Grande.
Antes do VLT, o governo do estado estudou construir em Cuiabá corredores exclusivos para o Bus Rapid Transit [BRT]. O projeto não durou muito e logo foi substituído pelo VLT. Uma reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" do ano passado mostrou que o Ministério das Cidades forjou documentos que autorizaram mudanças no projeto de mobilidade urbana na capital mato-grossense, ampliando o custo da obra. O Ministério negou a fraude e classificou a denúncia como fruto de uma disputa política.
- Não houve fraude alguma. O que houve foi uma troca de referência de atendimento à população local. O governo atenderia mais e melhor mudando o projeto – ressaltou o ministro ao GLOBOESPORTE.COM.
O Ministério das Cidades já validou a carta-consulta para a contratação do empréstimo de R$ 423 milhões destinados à implantação do VLT. A segunda etapa do projeto consiste na contratação de mais R$ 727 milhões. Além do financiamento, o governo de Mato Grosso deve investir R$ 110 milhões com recursos próprios, totalizando um investimento de R$ 1,26 bilhão no VLT.
As obras só não começaram porque o edital de licitação do modal ainda não foi publicado e, por conta disso, Rebelo já fala até em atraso.
- A obra tem condições de ser realizada dentro do prazo, mas se isso não ocorrer, que pelo menos uma parte [do VLT] possa servir para a população durante a Copa do Mundo – revelou.
Já o secretário da pasta que executa as obras da Copa em Mato Grosso, Éder Moraes, ressaltou que o estado já sanou com todas as pendências concernentes ao VLT.
-Tudo que era atinente ao governo do estado nós fizemos e agora aguardamos apenas uma autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para assinarmos o contrato com a Caixa Econômica e lançarmos o processo licitatório. Ainda é possível a entrega dessa obra para a Copa do Mundo - apontou Moraes.
Obras viárias
VLT em Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)Edital de licitação para o VLT em Cuiabá ainda não
foi publicado (Foto: Reprodução/TVCA)
Para Rebelo, as obras viárias nas 12 cidades-sede são fruto do crescimento natural das próprias cidades e a Copa do Mundo de Futebol seria apenas mais um incremento nesse processo que, segundo ele, é anterior ao anúncio do Brasil como país-sede do evento esportivo.
- Nós não estamos fazendo obras viárias em Cuiabá para a Copa do Mundo. O fundamental é a construção do estádio. A copa do mundo não vai levar metrô, VLT, nem aeroporto, viaduto e obras de saneamento. Todas elas são para a população – salientou o ministro. Ainda segundo Rebelo, a previsão é que as 12 cidades-sede passem por vistoria a cada três meses.

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