Pages

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Chico Galindo:PTB:Campanha eleitoral, haja estômago

Por: Cícero Henrique

A oito meses das eleições, a chapa esquenta em Cuiabá. Dos 28 partidos com registros no Tribunal Regional Eleitoral, 12 afirmam ter pré-candidatos a prefeito. Mas até as pedras do Palácio Alencastro sabem que a maioria dessas pré-candidaturas é puro blefe. Não passam de balão de ensaio para composições vantajosas que nem sempre se consumam na mesa das negociações políticas. Há outros guichês abertos.

Por enquanto, a lista dos candidatos é a que se segue: Chico Galindo(PTB), Mauro Mendes(PSDB), Dorileu Leal(PMDB), Guilherme Maluf(PSDB). É muito provável que o cidadão cuiabano não conheça todos esses pretendentes. Nem é preciso. A disputa real será entre aqueles que o distinto público conhece. Tudo o mais é figuração.

PRB, PP, PSL, PTN, PCB, PR, DEM, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC, PRP e PCdoB vão gravitar, com chapas de vereadores, nas coligações mais fortes. PP, DEM, PR e PSD aspiram a indicação do vice, mas ficarão mais do que contentes com uma aliança negociada com um dos candidatos de ponta.
 
“Estamos na temporada em que todos querem a janelinha do avião, se dizem irredutíveis quanto a participar das eleições, mas quando chegar maio, o processo vai afunilar em duas candidaturas. Nada mais do que isso”, diz um atento observador do baralho político que está em jogo desde as últimas eleições na capital Cuiabá.

MAIOR ELEITOR No jogo das pré-candidaturas é possível identificar quem está de mão cheia e quem está com o facão mais afiado. De um lado, o vitorioso governador Silval Barbosa, do PMDB,que aposta as suas fichas na eleição de Dorileu Leal, que se larga ao mar mal avaliado na condução do governo municipal.

DESARRANJO Do outro lado da arena dos leões temos o jogo do PT.

De nada adianta as chorumelas de Lúdio Cabral. Mesmo que haja chiadeira dentro do PT.

É TEMPO DE TV Mas nem tudo se resume a nomes, candidatos e pretensões pessoais neste vale da politicalha nativa. Todas as movimentações daqui até junho vão mostrar o interesse das candidaturas nos preciosos minutos de cada partido no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. A propaganda começa no dia 21 de agosto. A divisão do tempo é feita com base na representação dos partidos no Congresso Nacional. Ou seja, as maiores bancadas eleitas em 2010 na Câmara dos Deputados têm mais tempo de rádio e TV.

Nas eleições municipais deste ano nas segundas, terças e sextas-feiras o horário eleitoral será destinado aos candidatos a prefeito das cidades, com duração de 30 minutos. Desse total, 20 minutos são divididos com base nas bancadas dos partidos na Câmara Federal. Os outros 10 minutos são divididos igualmente entre os candidatos e partidos.

Até lá, prepare-se. É muito provável que depois deste verão você passe a trombar com candidatos em todas as esquinas, em todas as festas, formaturas, quermesses. E quando chegar em casa, à noite, cansado de tudo isso, ligará a televisão e lá estarão eles, insistentes, a pedir o seu voto e a jurar que são os únicos honestos na face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário