Pages

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cenas Fortes:imagens forte: Policia MT:Vídeo:Acidente De Trem Em Buenos Aires Deixa 49 Mortos E 600 Feridos !

Pelo menos 49 pessoas, entre elas uma criança, morreram nesta quarta-feira 22/02/2012, e 600 ficaram feridas em um acidente de trem ocorrido em uma das estações ferroviárias mais movimentadas de Buenos Aires.
A tragédia aparentemente foi causada por uma falha nos freios, mas as causas ainda estão sendo investigadas. Às 8:30h locais (9:30h de Brasília), o trem, composto por oito vagões, entrou na estação de Once a uma velocidade de 26 km/h e se chocou contra o sistema de amortecimento da plataforma.
O comboio, procedente da cidade de Moreno, na província de Buenos Aires, levava entre 800 e 1.000 passageiros que, em sua maioria, estavam a caminho do trabalho em Buenos Aires.
Autoridades apontaram a possibilidade de uma falha nos freios como causa do acidente, mas esperam o depoimento do maquinista, que ficou ferido, para esclarecer as circunstâncias em que ele ocorreu.
A empresa de Transporte de Buenos Aires (TBA), responsável pela operação do trem, divulgou um comunicado no qual afirma que o acidente "aconteceu por motivos não esclarecidos e que estão sendo trabalhos de investigação".
Líderes do sindicato ferroviário apressaram-se em denunciar que o veículo acidentado é um Toshiba importado há pelo menos 40 anos e disseram que a deterioração do sistema de trens argentino por falta de investimentos e manutenção.
As impactantes imagens captadas pela câmeras das estação de Once sobre o acidente mostram como um dos vagões literalmente subiu no da frente e deixou presas dezenas de pessoas.
"Estávamos nos preparando para sair porque o trem estava diminuindo a velocidade, mas sentimos que ele freou de repente e o segundo vagão subiu sobre o primeiro. As pessoas caíram por em cima de mim, fiquei aprisionado", disse um dos sobreviventes, que se identificou como Marcelo.
"Estava em pé e de repente todos caíram, todo mundo estava desesperado, querendo sair, mas não era possível. Foi como um terremoto", relatou outra passageira.
Mais de cem ambulâncias e dois helicópteros participaram dos trabalhos de resgate para levar os feridos a hospitais da região. Equipes trabalharam por mais de quatro horas na estação e tiveram que cortar os tetos dos vagões para evacuar as vítimas.
Pelo menos 200 feridos continuam em estado grave, segundo fontes oficiais. Os hospitais da cidade se declararam em alerta e suspenderam consultas marcadas para atender casos urgentes.
Apesar dos esforços das autoridades de saúde e da polícia para evitar tumultos, centenas de familiares dos passageiros fizeram uma dolorosa peregrinação pelos diversos hospitais de Buenos Aires para localizar parentes.
O governo da cidade disponibilizou um telefone para informações sobre o paradeiro dos passageiros, e a imprensa local divulgou listas com nomes dos feridos internados para facilitar sua localização.
O Arcebispado de Buenos Aires expressou condolências aos familiares das vítimas, e a presidente argentina, Cristina Kirchner, suspendeu sua única atividade pública prevista para hoje, embora o Executivo não tenha informado se a decisão está ligada ao acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário