Entre profissionais da Secretaria de Educação do Estado, de escolas particulares, estaduais e faculdades de Cuiabá e Várzea Grande, 82 representantes de 50 instituições de ensino participaram nesta terça-feira (28) da primeira atividade do TCEstudantil em 2012. De 2006 a 2011, esse projeto promoveu a visita de 8.220 estudantes e acadêmicos ao Tribunal de Contas de Mato Grosso a fim de estimular a consciência dos jovens quanto a importância do exercício da cidadania e do controle social.
O conselheiro Valter Albano saudou os visitantes durante a sessão plenária e enalteceu a importância do estímulo à cidadania, uma das funções do TCE, além dos avanços conquistados pela instituição de controle externo nos últimos anos. “Tenham a certeza que, entre os conselheiros e servidores, existe a unanimidade no entendimento de que a nossa relevância se dá a medida que formos úteis para a sociedade”, concluiu. Novelli reiterou, ao fim da saudação, que “o TCE-MT está de portas abertas a todos”.
Responsável pelas atividades do Projeto TCEstudantil, a secretária de Articulação Institucional (SAI), Cassyra Vuolo, explicou os principais objetivos das visitas estudantis. “Ao estimular o controle social, queremos contribuir com a formação dos membros da sociedade que escolhem os seus governantes, que têm a responsabilidade de melhorar as condições de vida de nossos jovens. É o TCE quem fiscaliza esse processo, cobrando resultados em políticas públicas”, afirmou.
A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Simone Turcatto parabenizou o Tribunal de Contas “pela iniciativa e pela relevância desse trabalho que contribui para uma sociedade mais informada, com foco nos jovens, e dando a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre as atividades do órgão”. A diretora da Escola Livre Porto, de Cuiabá, Alessandra da Cruz Coltri, concorda: “O Tribunal de Contas tem a função de cobrar a transparência e está dando o exemplo, abrindo as portas e com isso contribuindo com a formação dos estudantes”, afirmou. Para o diretor da Escola Demétrio de Souza, de Várzea Grande, é perceptível como “os alunos influenciam seus pais, fazendo com a a escola, mesmo as de periferia, se faz importante na formação de adultos conscientes de seus direitos&rdquo ;.
CRONOGRAMA – As atividades do Projeto TCEstudantil, em regra, são realizadas todas as terças-feiras – dias em que são realizadas as sessões ordinárias de julgamento. Nos dias 6 e 13 de março já estão programadas as visitas dos alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo e, no dia 20, dos acadêmicos da Universidade de Cuiabá – Pantanal. A equipe da SAI também irá participar da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – Consocial, que será realizada em período integral, nos dias 20 e 21 de março, no Auditório da Escola Superior de Contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário