Pages

domingo, 19 de fevereiro de 2012

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Policia MT:Cuiabá e Várzea Grande registram cinco casos de estelionato por dia

Da Redação
Ocorrências de estelionato consumado em Cuiabá e Várzea Grande tiveram aumento de 36% no período de 1 ano. São pelo menos 5 novos casos registrados por dia. Atualmente, dos mais de 3 mil boletins de ocorrência por este crime, tentado ou consumado, que serão analisados, no máximo 2% se transformarão em inquéritos policiais. Falta de estrutura, interesse das vítimas e nenhuma hipótese em se chegar aos criminosos estão entre os motivos para que os casos não sejam investigados.
Boa parte das ocorrências trata de fraudes bancárias. São gastos indevidos, movimentações financeiras, compras feitas com uso de documento falso em que as pessoas procuram a Polícia apenas para obter um documento que garanta seu ressarcimento. Isto feito, passa a ser vítima o banco, que não tem interesse nenhum em prosseguir com a ocorrência, uma vez que o dinheiro perdido pela instituição possui seguro.
Estudiosa do assunto, atendendo ocorrências do tipo há cerca de 14 anos, a delegada Valéria Pimenta destaca que ainda há dúvidas entre juristas e a população sobre o que de fato é considerado estelionato. Explica que, pelo Código Penal, o crime é tipificado por meio de um tripé, o uso de ardil, a obtenção de vantagem ilícita por parte do autor e o prejuízo da vítima.
Atualmente, existem vários tipos de golpe na praça, novos ou até mesmo antigos com algumas evoluções, mas todos com um ponto em comum, o oferecimento de uma vantagem para as vítimas, que em muitos casos acabam concorrendo para o crime motivadas pela ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário