Pages

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

60.000 ao dia:site mais acessado:Cuiabá:Várzea Grande:Governo do Estado implementa programa de austeridade fiscal

O objetivo é reduzir as despesas da própria secretaria e do gabinete do governador

DA REDAÇÃO
Com o objetivo de reduzir e controlar despesas, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, solicitou a implementação de um programa de austeridade fiscal em 2012. A Casa Civil tomou a iniciativa e deu início a um programa com o método Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD). O objetivo é reduzir as despesas da própria secretaria e do gabinete do governador. O lançamento será realizado nesta quinta-feira, 1º de março, às 8h, no Palácio Paiaguás.

De acordo o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, as reuniões para esse planejamento no gabinete da Casa Civil começaram no dia seguinte à reunião entre o governador Silval Barbosa e o secretariado, no dia 13 de janeiro. No encontro, Silval tratou sobre o controle nos gastos públicos do exercício de 2012.

O secretário Adjunto da Casa Civil e coordenador do projeto, Vivaldo Lopes, explica que o GMD é uma ferramenta de gestão que gerencia as despesas da Organização de forma sistematizada em matrizes e que já teve sucesso em diversos órgãos públicos e privados no Brasil.

José Lacerda escolheu o servidor Luiz Antônio de Carvalho para liderar a implementação do projeto piloto na Casa Civil, por ser um técnico experiente que já desenvolveu projetos com o método GMD com sucesso em empresas privadas. Carvalho afirma que os funcionários da Casa Civil já receberam treinamento e estão motivados a cumprir suas metas, pois entenderam a necessidade de corte de gastos no governo.

Carvalho explicou que as despesas serão divididas em pacotes; cada qual com um gestor, que deve cumprir metas no controle de gastos. As metas a serem alcançadas serão avaliadas todo mês. O servidor explica que a equipe está motivada e que o processo irá proporcionar mais transparência nos gastos estaduais.

“Este será um sistema participativo e transparente, com redução do consumo e também do preço contratado. O programa é realizado pelos próprios servidores da Casa Civil e a elaboração deste não gerou nenhum gasto extra para a pasta. Está todo mundo envolvido e tenho certeza de que dará certo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário