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domingo, 19 de fevereiro de 2012

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 VG Notícias
Taxistas do aeroporto se recusam a transportar moradores de VG; Poder Executivo municipal não toma providências
 

Há quase um ano após a reportagem publicada no VG Notícias sobre o desrespeito dos taxistas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com os passageiros que pegam o táxi com destino a “Cidade Industrial” o problema não foi solucionado e ainda continua lesando outros consumidores. 
Ontem (17.02) o site recebeu a denúncia da comerciante Orlene Fortaleza de Morais, que desembarcou na madrugada de quinta-feira (16.02), no vôo 1372 de São Paulo da empresa aérea Gol. A comerciante contou à reportagem, que desembarcou com diversas bagagens – ao solicitar o táxi placa KAD-9965, e informar o destino, o taxista simplesmente a ignorou e se recusou a transportá-la. Indignada, Orlene disse que tentou reclamar seus direitos, já que o serviço é uma concessão pública, mas não tinha nenhum fiscal para que intercedesse por ela. 
 
De acordo com ela, a falta de respeito do taxista foi imensa e, além disso, Orlene esperou aproximadamente 30 minutos para que outro taxista a levasse. Esta não é a primeira vez que a passageira passa por este constrangimento, conforme ela, as viagens a São Paulo são realizadas uma vez ao mês e todas as vezes que precisa de um táxi, sofre com o descaso.
 
Mas o problema parece não incomodar o poder público, o VG Notícias entrou em contato com o assessor especial do prefeito de Várzea Grande, coronel Orestes Oliveira, que informou que já teve conversas informais com o presidente da Cooperativa de táxis de Várzea Grande, José Luis e com o presidente do Sindicato, Divino Mendes, mas que não notificou oficialmente os responsáveis pelas atitudes. 
 
“Já chamei os dois aqui e conversei com eles, que prometeram tomar uma atitude, mas ainda não notifiquei ainda. Eles prometeram verificar o sistema de câmera para descobrir quem é o motorista”, disse Orestes. 
 
Segundo informações da coordenadora municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/VG), Cintia Laureano Lima, nenhuma denúncia foi encaminhada ao Procon, mas que a partir do momento que o consumidor encaminhar denúncia, todas as providências serão tomadas. 
 
“Neste caso, o consumidor terá que encaminhar ao Procon a denúncia, encaminharemos a fiscalização ao local, no caso no aeroporto de Várzea Grande e abriremos um processo administrativo para apurar as denúncias. Após o processo, podemos aplicar uma multa”, explicou a coordenadora.
 
Apesar de a coordenadora afirmar que nenhuma reclamação foi feita ao Procon, não é verdade, a reportagem do VG Notícias já foi vítima dos taxistas do Aeroporto, já reclamou no Procon,  na Infraero e também na Superintendência de Transportes de Urbanos de Várzea Grande (STU) e nenhuma providência foi tomada. Os comentários nos bastidores dão conta que as providências não são tomadas porque a maioria da concessão pertence a alguns vereadores da cidade.
 
A reportagem do VG Notícias entrou em contato com a Promotoria de Justiça do município, e conversou com o promotor Rodrigo Araújo que pediu que a denúncia fosse encaminhada para providências. Clique aqui e confira matéria relacionada.
 
Até o momento, a Infraero não tomou nenhuma atitude para coibir o desrespeito aos passageiros e, tampouco, se dignou a respondeu a a reclamação a passageira. Apenas o email, há quase dois anos. Confira abaixo.
 

por Izabella Araújo/VG Notícias

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