Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MT:Arrecadação de ICMS sobe apenas 9,6% em MT e 33% em Rondônia

De Brasília - Vinícius TavarePublicar postagems olhar direto
Arrecadação de ICMS sobe apenas 9,6% em MT e 33% em Rondônia (Reprodução)
Apesar da pujança do agronegócio e do crescimento vertiginoso nos últimos anos - quando Mato Grosso atingiu índices superiores a 10%, comparados aos da China - o Estado ficou apenas com a 17ª colocação entre os 26 Estados e o Distrito Federal no ranking de arrecadação de impostos. O resultado contrasta com os discursos do Poder Executivo estadual e dos parlamentares governistas.

O resultado foi divulgado durante 144ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), ocorrida em São Paulo, no último dia 16 de dezembro, quando foi apresentado o ranking da arrecadação de impostos no período de janeiro a novembro de 2011 em comparação com igual período de 2010.

Em comparação com outros Estados, a arrecadação em Mato Grosso teve um crescimento pífio. Até outubro de 2011 foram arrecadados um total de R$ 4,797 milhões contra R$ 4,377 milhões em 2010, o que representou um pequeno aumento de apenas 9,60%.

A liderança fica com Rondônia, unidade da Federação que mais cresceu em arrecadação de impostos. Com um acréscimo de 33%, Rondônia se destaca dos demais em um momento marcado pelo recrudescimento da crise econômica europeia, cujos efeitos já se fazem sentir em nosso país, fazendo com que as estimativas de crescimento do PIB nacional apontem para um índice de 3,5% no ano de 2011, contra as previsões iniciais de 4 a 5%.

A queda no ritmo de arrecadação é motivo de preocupação para autoridades do governo estadual. O tema deverá ser discutido internamente até a realização da primeira reunião ordinária de 2012 da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), criada no âmbito do Confaz, com a finalidade de coordenar e harmonizar aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos estados e do Distrito Federal.

Será a 15ª reunião da Cogef, a ser realizada de cinco a nove de março, em Cuiabá, em local a ser definido pela Secretaria de Estado de Fazenda, responsável pela organização do evento. Os participantes debaterão ações de cooperação e compartilhamento de soluções e produtos nas áreas de tecnologia de informação e comunicação, de capacitação, de gestão, de transparência e controle social, entre outras. A programação do evento contará ainda com oficina sobre gestão para resultados e apresentação da experiência cearense e mato-grossense em relação ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário