Pages

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Forças policiais finalizam operação Fim de Ano Seguro com 674 flagrantes e TCOs em 22 dias

LUZIA ARAÚJO
Assessoria/Sesp-MT
Por mais um ano, o trabalho integrado das forças policiais da Segurança Pública garantiu tranqüilidade aos cidadãos, durante as compras e festas de final de ano. De 12 de dezembro de 2011 a 02 de janeiro de 2012, a operação "Fim de Ano Seguro", da Secretaria de Estado de Segurança Pública aumentou o policiamento nas áreas do comércio, bancos e shopping, entre outros pontos de Cuiabá e Várzea Grande.
Com o aumento da área patrulhada também cresceu a sensação de segurança de milhares de pessoas no período do Natal e Ano Novo. Durante os dias da operação, a Polícia Militar registrou em Cuiabá, 3.368 ocorrências, sendo 96 ocorrências de posse ou uso de entorpecentes, 91 por lesão corporal, 87 por furtos e 49 por roubo. Foram ainda conduzidas a Central de Plantão da Polícia Judiciária Civil, 594 pessoas, sendo 137 presas em flagrante.
No trânsito da Capital, a PM notificou 1.992 veículos, apreendeu 90 carros e motos, recolheu 72 CNH' e apreendeu 99 CRLV's. Ainda em Cuiabá, a Polícia Militar registrou 32 ocorrências por tráfico de entorpecentes, 14 por porte ilegal de arma de fogo, sete por homicídio, cinco por estupro e três por disparo de arma de fogo.
Em Várzea Grande, durante os 22 dias de operação, o Comando Regional da Polícia Militar (CR 2) atendeu 231 ocorrências, checou 265 pessoas e 745 veículos. Foram conduzidas a Central de Flagrante da Polícia Civil, 251 pessoas, além de oito veículos recuperados e 5 armas apreendidas.
Para a operação "Fim de Ano Seguro", a Secretaria de Estado de Segurança elaborou um plano que permitiu que as áreas de comércio das cidades, em especial Cuiabá e Várzea Grande, tivessem o policiamento intensificado. Para o Secretário Adjunto de Segurança Publica, Alexandre Bustamante dos Santos, melhor que os números apresentados é o aumento da sensação de segurança, com uma presença mais ostensiva do aparato policial.
"A sociedade mato-grossense pode perceber uma maior presença do aparato de segurança, fruto da inclusão de novos Policiais Militares e Civis em todo estado. A proposta da Secretaria de Segurança Publica é atender o Programa de Governo que propõe avançar bem mais, principalmente na qualidade de vida", disse.
A Polícia Militar realizou ações preventivas, repressivas e ostensivas. Militares do Corpo de Bombeiros atuaram nas ações preventivas, de combate a incêndio, pânico e acidentes. A Polícia Judiciária Civil disponibilizou um efetivo especial para as ações de inteligência, prevenção e repressão nas áreas de comércio, bancos e shoppings, realizando rondas e prevenção de crime.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Judiciária Civil contabilizou 674 procedimentos policiais, entre autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados de ocorrência, lavrados nas Centrais de Plantão de Cuiabá e Várzea Grande, nos dias da operação "Fim de Ano Seguro", lançada no dia 12 de dezembro e finalizada em 2 de janeiro de 2012.
As equipes de plantão da Central de Flagrantes da Capital lavraram 192 flagrantes e 232 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO). Nos dois procedimentos foram autuadas 635 pessoas acusadas de cometimento de crimes. Em Várzea Grande o Plantão formalizou 132 prisões em flagrante e 118 termos circunstanciados de ocorrências. Cerca de 300 pessoas responderam os procedimentos de flagrante e TCO na cidade.
Durante a operação, Cuiabá registrou queda nos crimes de roubos e furtos comparados com o mês anterior. Em dezembro, a Capital registrou 54 roubos a menos que novembro (444 para 390). Os furtos também diminuíram em 107 ocorrências (1.116 para 1009). Na cidade de Várzea Grande redução foi nos furtos de 293 registros em novembro para 243 em dezembro.



Atenciosamente, 
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Assessoria de Comunicação
E-mail: imprensa@seguranca.mt.gov.br 
Telefones: 3613-5518 /3613-8148 / Fax: (65) 3613-5529

Nenhum comentário:

Postar um comentário