Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Barão de Melgaço terá um “choque de modernidade” com a Copa do Pantanal

Luiz Acosta
24 Horas News



O prefeito de Barão de Melgaço (100 km de Cuiabá), Marcelo Ribeiro (PSD), ficou satisfeito com a inclusão do município entre as 10 cidades mato-grossenses que compõem a rota turística da Copa do Mundo de 2014, conforme estudo preliminar divulgado este mês pelo Ministério do Turismo sugerindo 184 destinos para o turista que virá ao Brasil para assistir aos jogos. 
 
A idéia é incentivar o visitante brasileiro ou estrangeiro a conhecer o país sem ficar longe das 12 cidades-sede nas quais ocorrerão as partidas. Os locais escolhidos estão em um raio de 300 quilômetros das cidades-sede, com um tempo máximo de viagem de três horas por terra e duas, por via aérea. Em Mato Grosso estão no roteiro, além de Cuiabá que é cidade sede, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Cáceres, Poconé, Barão do Melgaço, Nobres e Alta Floresta. 
 
“Eu entendo que a escolha foi propícia, pois vamos realizar a “Copa do Pantanal” e Barão de Melgaço é o município com maior área dentro do Pantanal Mato-grossense, com 97,5% de área inundável. Além disso, temos belezas naturais como as baías de Chacororé e Siá Mariana, Recreio, Buritizal e Acorizal, a Usina Itaicy, que são pontos obrigatórios de visitação de qualquer turista que vem a Mato Grosso, sem contar que estamos a apenas 100 quilômetros de Cuiabá, a sede dos jogos, o que facilita bastante o deslocamento das pessoas”, argumenta Marcelo Ribeiro. 
 
O prefeito melgacense reconhece que o município tem deficiências na questão de infra-estrutura física e rede de saneamento, mas, garante que até 2014 muitos investimentos serão realizados para proporcionar comodidade aos visitantes. “Já estamos correndo atrás de recursos e conseguimos alguns aportes para obras importantes de melhoria da infra-estrutura. Já conseguimos dinheiro para praças públicas, construção do mirante, estamos buscando agora recursos para construção do centro de convenções que vai servir não só para atender os turistas que buscam as nossas belezas naturais, mas, também, o turismo de negócio. Estamos conversando com as Secretarias de Turismo e Indústria e Comércio para atrair o investidor para Barão de Melgaço, entre os quais, do setor hoteleiro e de hospedagem em geral e também buscamos uma linha de crédito para que os próprios empresários locais possam melhorar a rede de atendimento dos bares, restaurantes e similares”, explica.
 
Por estar geograficamente próximo da capital e já possuir um bom número de pousadas com toda infra-estrutura para atender os turistas, Barão não necessitará de grandes investimentos em obras que corram o risco de se transformar em “elefante branco” após a Copa do Mundo de 2014 por causa da baixa freqüência em hotéis de grande porte.
 
“Nós lançamos o Projeto Hospedar, que visa dar suporte àquelas pessoas que vão fazer em suas residências três, quatro apartamentos para disponibilizá-los aos turistas e, além disso, muitos vão querer retornar para Cuiabá após a visitação aos nossos pontos turísticos, essa é a vantagem de estarmos próximo à capital. Chapada dos Guimarães é um bom exemplo do que estamos falando. No Festival de Inverno, Carnaval e outros grandes eventos a cidade fica superlotada e todo mundo se acomoda. Quando acaba o evento, o município volta à sua normalidade, com Barão de Melgaço será a mesma coisa”, frisa o prefeito. 
 
CIRCUITO DAS ÁGUAS 
 
De acordo com Marcelo Ribeiro, está sendo buscada uma parceria com o Hotel Sesc Pantanal, que fica em Porto Cercado, para que seja implantado o Circuito das Águas, ou seja, o turista  vai a Poconé, visita Porto Cercado e de lá, desce de Barco até Barão de Melgaço e vice-versa. “É um serviço que com certeza vai enriquecer ainda mais o nosso turismo, precisamos encontrar os investidores que estejam dispostos a operar essa modalidade e é por isso que trabalhamos junto às secretarias de Turismo e Indústria e Comércio, buscando o turismo de negócio”, pontua. 
 
REESTRUTURAÇÃO 
 
Um dos principais projetos de infraestrutura que a prefeitura vai desenvolver, segundo Marcelo Ribeiro, é a revitalização total do Cais do Porto, que será transformado num dos cartões postais da cidade. Orçado em cerca de R$ 3,9 milhões, o projeto já está sendo analisado pela Sedtur e não deve ter dificuldade para ser aprovado. 
 
Entre as reformulações estão a construção de um ‘pier’ ao longo da avenida principal (Beira Rio), mudança do calçamento e da pista de rolagem, construção de banheiro público, além de quiosques padronizados para a instalação de bares e lanchonetes ao longo da avenida. “Não tenho dúvida nenhuma de que Barão de Melgaço dará um salto de modernidade com esses projetos que pretendemos implantar”, garante Marcelo Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário