Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SECOM-MT:Estado e Centro Interamericano terão cinco eixos de desenvolvimento da gestão tributária

DANIEL DINO 
Assessoria/Sefaz-MT 

A gestão tributária de Mato Grosso será avaliada internacionalmente pelo Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat). Técnicos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) estarão na capital do Maranhão, São Luis, na próxima segunda-feira (28.11) para decidir junto a representantes do Ciat os aspectos técnicos desta avaliação e iniciar o processo formal para firmar uma parceria entre o Fisco e a instituição considerada referência mundial em qualidade na administração tributária.

“A mesma equipe técnica que está auxiliando os governos da Espanha, Itália, França, a União Europeia como um todo, a superar a crise financeira, e qual o modelo tributário que será desenvolvido, é a equipe que vai trabalhar em conjunto com Mato Grosso. O Ciat afirmou que abriria esta oportunidade para apenas três estados brasileiros, sendo que Mato Grosso e Maranhão já garantiram a parceria, restando apenas uma oportunidade aos demais estados”, destacou o secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos.

Pelos pontos já acordados entre Sefaz e Ciat, a parceria será focada em cinco eixos centrais. No primeiro será trabalhada a Tecnologia de Informação como camada de serviços orientados e integrados ao contribuinte. Isso permitirá que o empresário e o contabilista ampliem seu acesso a informações dentro do banco de dados do Fisco. O usuário poderá verificar todas as suas pendências, e ter ciência de quais os próximos cruzamentos a serem realizados sobre quais informações, por exemplo.

“Este modelo de plena informação está sendo utilizado em vários países. Com a parceria do Ciat, poderemos conhecer todos os modelos, analisar erros e acertos, estudarmos o melhor, e adaptar a nossa realidade. Queremos que o contribuinte sane suas pendências antes que ele seja penalizado com multas. Esta é a intenção de lhe fornecer todas as informações que estão disponíveis junto ao Fisco, mostrar que o controle é intenso”, reforçou o secretário adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Marcel Souza de Cursi.

O segundo eixo está focado na melhoria da cobrança e realização de ativos tributários. Atualmente, o Poder Público leva pelo menos 12 anos para conseguir receber um débito que, por vários motivos, foi parar na dívida ativa. Ou seja, entre a constituição do crédito, até o recebimento, mais de uma década se passou. O problema para essa demora seria a omissão da legislação brasileira quanto ao tema. Para isso, além dos procedimentos de cobrança empregados nas melhores gestões de cobrança do mundo, o Ciat deverá oferecer pessoas qualificadas para auxiliar o Estado nos aprimoramentos legais necessários para agilizar esta cobrança e consequente retorno do imposto devido aos cofres do Governo.

O terceiro eixo da parceria vem justamente para evitar o acúmulo de dívidas e complicações junto ao Fisco, trata-se da indução do cumprimento voluntário. As Agências Fazendárias terão papel determinante neste quesito, já que atuarão em níveis diferenciados de abordagem conforme a situação do contribuinte em uma escala temporal já padronizada anteriormente. A tendência de atendimento eletrônico deverá ser mantida, sendo que a força de trabalho das agências deverá estar focada no saneamento de pendências e recolhimento do imposto atrasado ou irregular.

“Existem procedimentos e metodologias claras para isso, mas a relação entre Fisco e contribuinte com pendências será mais amistosa. A Agência Fazendária deverá ser ainda mais pró-ativa, buscar o contato com o contribuinte, e, caso este contato não surja efeito, o Estado adotará medidas mais duras de obter o imposto pago pelo cidadão”, adiantou Marcel.

Ainda neste eixo, todo o trabalho será realizado por meio do atendimento de metas, pelo aperfeiçoamento dos canais de comunicação existentes, pela graduação do rigor na cobrança, e mesmo a fixação do ponto de ruptura no diálogo.
INTERNO 
Outro ponto que deverá ser destacado na parceira entre Sefaz e Ciat é a melhoria dos processos e informações internas no que tange o acesso aos registros do contribuinte. Para isso, o quarto eixo será para o desenvolvimento de uma visão holística sobre os processos de trabalho baseada no conjunto de informações do sujeito passivo, no caso o contribuinte. Atualmente, existem situações onde uma determinada Gerência não tem acesso a informações do contribuinte junto a outra Gerência da Sefaz.

O último eixo da parceria será a capacitação e desenvolvimento gerencial do nível tático e operacional. O Centro possui cursos de formação desde o operacional a mestrado em Administração Tributária. Atualmente, as aulas são ministradas em inglês e espanhol. Além da qualificação, a Sefaz poderá usufruir de softwares sofisticados que são exemplos de eficiência em outros países.

SECOM-MT:Campanha do Ministério da Saúde sobre Aids visa combater o preconceito

ANDERSON ACENDINO 
Assessoria SES/MT 

Arquivo Ses
Dia Mundial de Luta contra Aids
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado em todo o mundo no dia 01 de dezembro desde 1987. Neste ano o Ministério da Saúde, lança campanha de enfrentamento à Aids com foco na população de jovens homossexuais sob o ponto de vista de combater o preconceito.

No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do próprio Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Juliano Silva Melo, o foco da campanha é estimular a reflexão contra o preconceito e a discriminação que a população homossexual, entre os quais os jovens, e de pessoas que vivem com HIV/AIDS sofrem diariamente. E sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outra, sendo que toda a população pode estar vulnerável ao contato com o vírus. “O HIV pode alcançar todo os grupos populacionais, atinge homens, mulheres, independente de orientação sexual e condições sociais e econômicas”, disse ele.

O coordenador ressalta ainda que o preconceito apresenta-se como uma das maiores barreiras para quem vive com AIDS, interferindo até na adesão ao tratamento. A AIDS é uma doença crônica que possui tratamento e controle. “Quanto mais cedo a pessoa conhecer a sua condição sorológica mais fácil será o manejo do tratamento e acompanhamento da evolução da doença, proporcionando assim ao usuário melhor qualidade de vida e a oportunidade de repensar sobre a cadeia de transmissão”, disse Juliano Melo.

A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com os municípios mato-grossenses trabalha durante o ano todo com ações continuadas e estratégicas visando o controle e diagnóstico precoce do agravo na busca de casos novos de HIV e AIDS.

CAPACITAÇÕES - Periodicamente o Estado realiza capacitações de profissionais de saúde dos municípios para o diagnóstico e tratamento.

DADOS - Segundo o SINAN, do ano de 1984 até 2010, Mato Grosso apresentou registro de 6.937 casos de AIDS, sendo 6.729 casos em adultos (3.973 no sexo masculino, 2.756 no sexo feminino). Em menores de 13 anos foram notificados 208 casos.

SECOM-MT:Polícia Civil descobre esquema milionário e prende seis em Rondonópolis

REDAÇÃO 
Assessoria/PJC-MT 

A operação “Caminhão Fantasma III” deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), do município de Rondonópolis (212 km ao Sul), na madrugada desta quinta-feira (24.11), prendeu seis pessoas e indiciou outras três, envolvidas em um esquema milionário de furto de fertilizantes em empresas multinacionais.
Forma presos na operação Sueder Felizarti Lopes, 21, Aloísio Cândido de Souza, 23, Anderson Nunes Soares, 24, Bruno Oliveira de Salles, 26, Juciney Martins de Novais, 30, Antonio Rodrigo Silva Souza, 26. Além do furt, todos estão sendo acusados e serão indiciados por formação de quadrilha.

A Polícia ainda procura por Odenil Felizarti, 44 anos, proprietário de duas carretas, e Daniel Ferreira Lima, 27, agenciador e negociador das cargas furtadas.

As investigações iniciaram há dois meses. Motoristas e empregados de uma empresa esmagadora de grãos foram monitorados no período. De acordo com o delegado da DERF, Claudinei Lopes, no último furto, a quadrilha levou aproximadamente 40 toneladas de fertilizantes, mercadoria avaliada em R$ 60 mil.

O furto ocorreu no interior de uma esmagadora de grãos de Rondonópolis, na quarta-feira (23.11). Com ajuda das imagens do sistema de segurança da empresa, os policiais conseguiram identificar o proprietário das carretas, Odenil, e o seu sobrinho e o motorista Sueder, e localizar a carreta bi-trem com a carga no pátio de um posto de combustíveis, na saída para a cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A quadrilha havia deixado a carreta estacionada até que fosse emitida uma nota falsa para "esquentar" a carga furtada e assim seguir viagem para o local da receptação. Odenil e Sueder são suspeitos de outros furtos ocorridos no mês de outubro desse ano de 2011.

O primeiro encontra-se foragido e é considerado mentor da quadrilha. Já Sueder foi preso no Distrito Industrial, em Rondonópolis. As investigações apontam que o proprietário das carretas, Odenil Felizarti, e seu comparsa, Daniel Ferreira Lima, eram encarregados das negociações de cargas furtadas e contratação de outras pessoas envolvidas no esquema. Daniel Lima já foi interrogado na Divisão de Crimes Contra a Pessoa, do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Rondonópolis, e está indiciado também por tentativa de homicídio ocorrida no final de semana anterior.

Com a prisão de Sueder, imagens e provas documentais, como espelhos de pontos dos empregados, foi possível confirmar a participação dos quatro empregados da empresa. O operador de produção Aloisio Candido de Souza, os operadores de pá, carregava as carretas. Também integravam o esquema Anderson Nunes Soares, Bruno Oliveira de Salles e Juciney Martins de Novais. Todos os envolvidos terão suas prisões preventivas representadas pelo delegado.

As diligências apontam que sete furtos foram cometidos pela mesma quadrilha, gerando um prejuízo patrimonial de R$ 420 mil. A Polícia Civil, porém, acredita que o valor possa ultrapassar R$ 2 milhões, uma vez que os furtos eram realizados com fraudes e manobras realizadas entre o motorista e empregados, simulando a entrada de documentos e registros.

“Aproveitando o peso de outra carreta, conforme aos documentos juntados nos autos do inquérito policial”, explicou Lopes. “Uma das imagens mostra o momento em que o motorista Sueder para a carreta na entrada da balança e logo depois sai com o mesmo veiculo carregado”, complementa.

A Polícia Civil continua em diligências para confirmar se o mesmo grupo tem relação com outros furtos ocorridos em outras empresas. Sueder, Aloisio, Bruno e Anderson foram autuados por furto duplamente qualificado, que inclui abuso de confiança, fraude, concurso de pessoas e formação de quadrilha. “Outros envolvidos poderão ser presos nos próximos dias”, finalizou o delegado.

SECOM-MT:Unemat é parceira na Campanha de Combate a Aids em Cáceres

ELAINE TORTORELLI 
Assessoria/Unemat 

A coordenação regional do Campus Universitário “Jane Vanini”, por meio da Assessoria de Gestão de Extensão, em parceria com a Secretaria de Saúde de Cáceres , por meio do Programa Municipal de Combate a Aids, realizam entre os dias 29 e 30 de novembro e 01 de Dezembro a Jornada pela Vida – Combatendo a Aids .

O evento alusivo ao Dia Mundial de Combate a Aids, dia 1º de dezembro, configura-se em uma ação conjunta que visa informar jovens e adultos sobre os riscos do contágio pelo vírus HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)através de palestras abertas ao público ofertada pelo médico Luiz Carlos Pieroni , serviços de aconselhamento e teste diagnósticos de rápido resultado.

A participação do Campus Universitário Jane Vanini tem como principal objetivo envolver a comunidade universitária em ações no âmbito do ensino , pesquisa e extensão que contribuam para diminuição de práticas que geram comportamento de riscos. Acadêmicos do curso de Enfermagem da Unemat estão empenhados nessa atividade que configura-se em uma ação de conscientização e prestação de serviço à comunidade.

As palestras sobre Aids e outras DST, realizadas pelo médico Luiz Carlos Pieroni serão ofertadas no dia 29 de novembro , no saguão do Bloco I do Campus de Cáceres a partir das 8h, no dia 30 de novembro a partir das 14h também no saguão do Bloco I, e no dia 01 de dezembro a partir das 20h na Concha Acústica.

Os testes rápidos serão realizados nas salas de estudos em grupos da Biblioteca Central do Campus de Cáceres. O teste é gratuito e pode ser realizado por  pessoas a partir dos 18 anos nos horários das 8 às 11 e das 14 às 18h.

Um show regional com a personagem “Bastiana Cacerense” encerra a programação.

SECOM-MT:Governador Silval Barbosa é homenageado pelo setor atacadista e de distribuição do Estado

O governador Silval Barbosa participou, na noite desta sexta-feira (25.11), de um jantar de confraternização realizado pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad). Na ocasião, o chefe do executivo foi homenageado pelas contribuições do Estado para o desenvolvimento desse setor.



Silval Barbosa, em sua fala aos empresários presentes, lembrou que atacadistas e distribuidores representam uma grande parcela importante da economia mato-grossene, dentro do segmeno do comércio no Estado. Silval também agradeceu os empresários que compõem esse setor por acreditar no potencial do Estado e investir aqui. “Estamos com bons índices e em 2012 vai ser muito melhor para todos os setores”, completou.

As ações sociais realizadas pela Amad também foram elogiadas pelo governador, que destacou a importância da sociedade civil organizada no combate à pobreza. “Conseguiremos isso com ações voltadas para a educação, para o saneamento e também com ajuda social. Nosso muito obrigado por esse braço social”.

Além de confraternizar, o evento marcou também a posse da nova diretoria da Amad, com a reeleição de Sérgio Gomes como presidente da associação. Sérgio destacou que Silval Barbosa sempre se preocupou com o setor atacadista e de distribuidores, tantos nos momentos de crise quanto nos anos promissores. “Nosso setor em Mato Grosso tem muito do que se orgulhar nesses últimos cinco anos”, frisou o presidente, completando que um dos objetivos da associação é trabalhar por um mercado competitivo e sadio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado José Riva, participou da solenidade e também foi homenageado. Em nome da AL, Riva agradeceu atacadistas e distribuidores pelos investimentos do Estado, inclusive na área social, e ressaltou o trabalho do setor na luta contra a sonegação fiscal.
Também participaram do evento os secretários de Estado Pedro Nadaf (Indústria, Comérco, Minas e Energia) e Edmilson dos Santos (Fazenda); o prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves; e o deputado federal Wellington Fagundes.

SECOM-MT:Governador desembarca em Juína e segue para Castanheira para entregar títulos fundiários

DANI CUNHA 
Redação/Secom-MT 

O governador Silval Barbosa acaba de desembarcar no aeroporto municipal de Juína (a 735 Km a Noroeste de Cuiabá), de onde segue para a cidade de Castanheira para realizar a entrega de títulos de regularização fundiária urbana. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Santo Antônio. Silval Barbosa esteve, no período da manhã em Tangará da Serra, onde entregou 278 casas à população e na gleba Ariranha (no município de Santo Afonso) os moradores receberam 230 Títulos Definitivos de Regularização Fundiária da Gleba Ariranha.

O prefeito de Castanheira, José Antunes de França, disse que o governo de Silval Barbosa é um governo diferenciado, sempre atende os prefeitos. "Castanheira tem o privilegio de receber o governador Silval Barbosa para essa entrega de títulos".

Acompanham o governador Silval Barbosa, o deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa e o deputado federal, Wellington Fagundes, o secretário de Educação, Saguas Moraes, e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, prefeito Meraldo Sá.

SECOM-MT:Casa própria é realidade para 278 famílias de Tangará da Serra

Governador Silval Barbosa participa da inauguração do Conjunto Habitacional Mané Garrincha em tangará da Serra

Tangará da Serra, MT - Duzentas e setenta e oito famílias de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) realizaram o sonho da casa própria, com a inauguração do Residencial Mané Garrincha, ocorrida neste sábado (26.11), pela manhã.  O governador Silval Barbosa entregou as chaves das casas para os primeiros moradores presentes à cerimônia e destacou que, neste momento, estão sendo construídas cerca de 20 mil casas no Estado, destinadas a famílias de baixa renda. “Nossa meta para 2012 é construir mais 20 mil unidades. Isso é justiça social”, afirmou Silval, declarando que a casa própria traz segurança e dignidade às famílias.

Durante a cerimônia, Silval anunciou também que serão destinados cerca de R$ 800 mil para a construção da cobertura da Feira do Produtor da Vila Alta e serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões em saneamento básico no município de Tangará da Serra. Os recursos são oriundos de parceria com o governo Federal. “Queremos fazer o máximo para construir uma Tangará melhor. Temos um planejamento para recuperação do aeroporto. Uma cidade com cerca de 100 mil habitantes precisa ter um aeroporto adequado”, disse o governador.

O secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat, que acompanhou o governador Silval Barbosa, destacou que até o final de 2014 devem ser inauguradas mais 44 mil unidades habitacionais em Mato Grosso. “Essa era a meta do governador para o seu mandato”, lembrou o secretário, salientando a importância social da casa própria. “Ficamos felizes com cada casa que entregamos. É uma satisfação, pois sabemos que é um sonho realizado na vida do trabalhador brasileiro”, ressaltou.
Para o prefeito do município, Saturnino Masson, este é um dia muito importante para Tangará. “A casa própria representa vida digna para as pessoas. Esperamos entregar mais unidades habitacionais em 2012”. O chefe do Executivo municipal também destacou a importância da assinatura do convênio para a construção da Feira do Produtor. “Antes, o pequeno produtor da Feira da Vila Alta comercializava na rua. Agora, ele terá um local adequado”, disse.

Cassiandra de Oliveira, uma das contempladas do Residencial Mané Garrincha, falou em nome dos moradores. “Estou muito emocionada. É um sonho sair do aluguel,” declarou, fazendo questão de agradecer aos governos municipal, estadual e federal.

O governador Silval Barbosa, durante a solenidade, recebeu do artista plástico de Tangará, Peter Spartalis, o Troféu Tangará e uma viola de cocho. Estavam presentes na inauguração do residencial o superintendente da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso, Carlos Pereira, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, o deputado estadual Wagner Ramos, deputado federal Wellington Fagundes, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Meraldo Sá, dentre outras autoridades.

Sonhos realizados

Para a moradora Nilsângela Costa dos Santos, 25 anos, doméstica, o dia foi mais do que especial. Ela foi sorteada e ganhou uma casa mobiliada. “Eu estou muito emocionada e não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Não esperava ganhar esta casa mobiliada. Só Deus para me dar essa vitória”, declarou Nilsângela que é mãe de um casal de gêmeos e está grávida do terceiro filho. “Agora eu e meus filhos temos um lugar para morar”.

João Bispo Marques, pai de Isaías Marques, 35 anos, um dos contemplados com casa no Residencial Mané Garrincha, disse que a casa recebida veio em boa hora. “Nosso filho é portador de necessidade especial e conseguiu a casa. Nós não tínhamos como comprar. Agora, vamos sair do aluguel”, declarou emocionado.

Já Sueimar Adriana da Silva, 31 anos, agradeceu a Deus por estar recebendo a sua casa própria. “Para mim, essa casa é tudo. É nela que eu vou abrigar meus filhos, meu esposo e a mim. É o fato mais importante da minha vida”, disse emocionada a nova moradora. Para Waldecir de Almeida, 28 anos, auxiliar de serviços gerais, receber a unidade habitacional também é muito importante. “Eu tenho uma filha. Sou eu quem cuida dela. Nós nunca tivemos uma casa. Vou dar um lar de verdade para a Luana”, falou.

O Residencial Mané Garrincha Conforme informações da Secretaria de Estado de Cidades, para a construção do residencial Mané Garrincha foram investidos cerca R$ 11 milhões, oriundos dos governos Estadual e Federal. As unidades habitacionais destinam-se a famílias de baixa renda, ou que residem em áreas de risco ou vulnerabilidade social. A maioria dos beneficiados está adquirindo suas casas através do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que contempla pessoas que recebem até R$ 1.600 por mês. As prestações variam entre R$ 50,00 e R$ 160,00, conforme a renda familiar. Os beneficiários têm 10 anos para quitar o imóvel.

O residencial Mané Garrincha fica localizado no Loteamento Estrada da Boa Vista, esquina com a MT-358. Ele está sendo entregue com rede completa de esgoto, água, energia elétrica, calçada e todo o sistema de drenagem, além de quadra poliesportiva e playground. Das 278 casas, nove destinam-se a portadores de deficiência ou pessoas com mobilidade reduzida. Estas unidades habitacionais são diferenciadas, pois possuem 42,9 metros quadrados. As demais casas têm 36 metros quadrados, sendo todas com sala, cozinha, banheiro social, dois quartos, tanque de lavar roupa, forro de PVC e revestimento cerâmico nas áreas molhadas.

SECOM-MT:Moradores da Gleba Ariranha recebem Título Definitivo de Propriedade

Governador Silval Barbosa participa da entrega de Títulos Definitivos da Gleba Ariranha

Santo Afonso, MT - O governador Silval Barbosa participou na manhã deste sábado (26.11) da cerimônia de entrega de 230 Títulos Definitivos de Regularização Fundiária da Gleba Ariranha, localizada no município de Santo Afonso (280 km a médio Norte). Os Títulos Definitivos de Propriedade foram emitidos pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

Este é um momento muito especial, disse o governador, salientando que o maior benefício de receber o título de propriedade é a segurança real e jurídica. “O maior sonho é a estabilidade”, declarou Silval, lembrando aos moradores a necessidade de registrar as terras em cartório. “A regularização fundiária urbana e rural é uma prioridade nossa”, declarou o chefe do Executivo Estadual.

O presidente do Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat), Afonso Dalberto, lembrou que em 2011, foram 10 mil títulos entregues no Estado. Ele salientou que entregar títulos definitivos de propriedade é uma das ações mais importantes do governo do Estado. “Para o ano que vem, queremos entregar mais 35 mil títulos”, informou Afonso.

Para o prefeito de Santo Afonso, Sílvio Souto, o título é uma vitória para os moradores da Gleba Ariranha. “Isso representa a possibilidade de melhoria para os produtores. O presidente da Associação da Gleba Ariranha, Alcidino Quirino Gomes, também disse que o momento era muito importante para todos os moradores. “Esperamos por isso durante 9 anos. Temos muita honra em receber estes títulos”, enfatizou, emocionado o produtor rural.

Rita Strabis, 54 anos, moradora da Gleba Ariranha, declarou que receber o título de propriedade é a realização de um sonho realizado. “Nós moramos há quase 40 anos nesta região. Viemos de Dourados em 1970. Só agora teremos a nossa terra, de verdade”, declarou emocionada a agricultora, lembrando também que a família lutou muito, criando gado, para sobreviver. “Agora, como donos, podemos fazer financiamentos junto ao governo”, enfatizou.

Maurício Lojol Ribeiro, 27 anos, também diz que está realizando um sonho. “Eu vim de Nortelândia. Nós esperamos muito por isso. Com o título de nossa terra, conseguiremos benfeitorias”, declara, informando que os lotes da Gleba Ariranha possuem cerca de 37 hectares.

Também estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, o deputado estadual Wagner Ramos, deputado federal Wellington Fagundes, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, dentre outras autoridades.

SECOM-MT:Governo do Estado consolida regularização fundiária em Castanheira

Seo Ubaldo Filho Portela, um dos moradores de Castanheira beneficiados com a regularização fundiária urbana

Castanheira, MT - A consolidação da regularização fundiária urbana do município de Castanheira (779 Km a Noroeste de Mato Grosso) foi oficializada na tarde deste sábado (26.11) pelo Governo do Estado com a entrega de títulos definitivos de propriedade para aproximadamente 400 famílias. Agora, 100% dos lotes são titulados. O governador Silval Barbosa esteve em Castanheira para entregar pessoalmente os títulos que, mais do que a regularização jurídica, representam o sonho concretizado das famílias castanheirenses. A ação de Governo, realizada por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat-MT), vai garantir a qualidade de vida da população e trazer a certeza de um futuro melhor, agora com a escrituração do imóvel.



Um futuro que, para 'seo' Pedro Lira de 79 anos, estava muito distante. Ele, que mora em Castanheira há 23 anos, é uma das pessoas que há tanto sonhavam com o momento de ter o imóvel registrado em seu nome. “Estou muito feliz. Agora tenho a documentação do meu terreno. Esperava há muito tempo e hoje foi o grande dia”, disse Pedro. Ele falou ainda da importância da presença do governador na cidade nesse ato. “Silval Barbosa ter vindo aqui foi mais que um presente, principalmente ter recebido o título das mãos dele”, comemorou.

O trabalho do Intermat para regularizar lotes em todo o Estado foi destacado pelo governador ao mencionar que esta foi mais uma entrega, dentre outros municípios que já estavam na mesma situação, como Rondonópolis e Juscimeira. “Estamos trabalhando para regularizar a vida das pessoas. Estou feliz de estar aqui e consolidar a regularização urbana em Castanheira, assim como temos feito em várias cidades de Mato Grosso. As famílias merecem essa escritura que comprovam que as terras são suas por direito”.

Segundo o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, a meta da administração estadual é entregar 35 mil títulos de regularização fundiária nos próximos 12 meses. Dalberto, explicou que 100% dos lotes em Castanheira estão regulares, dentre eles os bairros de Santo Antônio, Santa Rita e Guadalupe, os quais foram titulados neste fim de semana. “O papel do Governo do Estado e a cobrança do governador é para que o serviço de titulação seja incansável. A regularização era uma ansiedade da população e hoje já é uma realidade”.
MUNICIPALISMO
Com mais esta ação o Governo atende a demanda da cidade e demonstra o municipalismo desenvolvido pela administração estadual em atender as cidades em todas as pontas e com suas peculiaridades, dando atenção especial às comunidades de cada região. Assim destacou o prefeito de Castanheira, José Antunes de França, ao falar da importância que o governador tem dado os municípios. Para o prefeito foi um momento de agradecimento. “Somos muito gratos ao governador Silval Barbosa e ao presidente do Itermat, Afonso Dalberto que sempre nos atenderam desde o começo”.
Conforme José Antunes a regularização fundiária permitirá a administração municipal de arrecadar impostos que antes não eram pagos devido a ilegalidade e “agora vamos aumentar arrecadação e melhorar a nossa cidade. Todos saem ganhando. Esse é um Governo diferenciado, que além desses títulos já trouxe várias benfeitorias para nosso município”, acrescentou o prefeito.

SONHO CONCRETIZADO

Este é o primeiro passo para a felicidade completa, conforme relatou seo Ubaldo Filho Portela de 56 anos, casado, pai de dois filhos. Morador do bairro Santo Antonio, ele conta que o lote, sem a documentação não representa nada. “Agora com essa escritura poderei fazer financiamento, melhorar a vida da minha família. Esse dia é um marco para nós aqui de Castanheira, uma oportunidade ímpar que hoje se torna realidade”.

A mesma felicidade foi relatada por Andréia Machado da Silva, de 23 anos. Ela conta que o lote era de sua mãe e que há 20 anos esperavam por essa regularização. “Minha mãe passou para mim o lote e há muito tempo eu esperava por essa regularização. Agora tenho a justificativa e a certeza de que é meu e ninguém tira”, brincou a jovem comemorando com o título em mãos e completou ao afirmar que “essa é a segurança que a gente tem e que o Governo nos deu de presente”.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o presidente da Aassembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, o deputado federal Wellington Fagundes, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios e prefeito de Aacorizal, Meraldo Sá, a vice-prefeita de Castanheira, Dilmar José, o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, a vice-prefeita de Juína, Joselina Moraes de Sousa, além de secretários municipais, vereadores e população em geral.

SECOM-MT:Ações descentralizadas são lembradas por autoridades durante evento em Castanheira

DANI CUNHA 
Redação/Secom/MT 

Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa entrega títulos de regularização fundiária urbana em Castanheira

Castanheira, MT - As ações descentralizadas do Governo do Estado foram lembradas, na tarde deste sábado (26.11), no Centro de Eventos Santo Antônio, pelas autoridades durante a entrega de títulos de regularização fundiária urbana no município de Castanheira (779 Km a Noroeste de Cuiabá). O município, que atualmente possui cerca de 8.600 habitantes, tem recebido atenção especial por parte da administração estadual. Prova disso são os recursos que são revertidos em obras e ações que beneficiam a população.


São asfaltamentos, escolas e infraestrutura que aos poucos desenvolvem o município e consequentemente as cidades vizinhas. A travessia urbana, com a duplicação da Avenida Castanheira é uma obra do Governo do Estado que, com a garantia do governador Silval Barbosa receberá a iluminação em sua extensão. “Temos priorizado ações como o projeto Luz para Todos, do Governo Federal, principalmente na comunidade rural; valorizamos o homem do campo. Estamos nos esforçando para que as comunidades tenham o máximo de infraestrutura”, disse o governador.

Silval Barbosa lembrou que há 34 anos está em Mato Grosso e disse que a maior luta era ver o asfalto chegar até Juína (735 Km a Noroeste de Cuiabá), era sair do racionamento, ter energia. Hoje isso já é uma realidade até o município de Castanheira, que fica mais adiante 44 quilômetros. “Agora vamos trabalhar muito para integrar Cotriguaçu, Juruena, Aaripuanã e tantos outros municípios. Esse é um processo interessante, ver o Governo chegando e dar as condições para o conforto das famílias. Temos trabalhado para isso”, discorreu o governador.

Todo esse processo de melhoria e desenvolvimento vem acontecendo em todo Mato Grosso e em Castanheira não será diferente. O governador falou da avenida construída na cidade e falou também do compromisso de pavimentação até o município de Colniza. “Estamos buscando meios para isso, para que todos os municípios sejam interligados por pelo menos uma via asfaltada para que o desenvolvimento chegue até eles”.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, um dos problemas mais sérios é a falta de regularização fundiária. “Muitas pessoas não têm condições de falar que a terra é sua. Têm a posse mas não a titulação. O problema está sendo resolvido”, disse o parlamentar ao mencionar também o programa de interligação dos municípios por asfalto e a sua importância para o desenvolvimento do Estado.

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Outras áreas também têm atenção especial, assim como a saúde de Castanheira. As pendências e demandas trazidas hoje até mim serão encaminhadas para o secretário a fim de saná-las”.

O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, que também esteve no evento, falou das duas escolas que estão sendo construídas em dois assentamentos de Castanheira, com 10 salas de aula e com quadra ampla e coberta em cada unidade.

Conforme o prefeito José Antunes de França, o governador Silval Barbosa deve retornar ao município em breve para a inauguração das escolas. “Estamos felizes com a sua vinda aqui mas o retorno será em breve. Castanheira tem muitas ações deste Governo e a parceria continua”.

Marcaram presença no evento secretários municipais, vereadores, autoridades locais, a população dos bairros que foi beneficiada com os títulos de regularização fundiária e população em geral.

SECOM-MT:Mato Grosso estreita relações com países asiáticos de olho em futuros investimentos

CAROLINE LANHI 
Redação/Secom-MT 

Josi Pettengill/Secom-MT
Grupo de chineses acompanhado do secretário Vuolo se reúne com o governador Silval Barbosa no gabinete
A viagem realizada pelo secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte (Selit), Francisco Vuolo, a países asiáticos - juntamente com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) - pode render bons frutos ao Estado. A visita à China, Malásia e Coreia do Sul, na segunda semana deste mês, teve como objetivo fortalecer a relação com esses países, atrair indústrias e empresas de logística, além de conhecer formas alternativas de produção agrícola.

A viagem realizada pelo secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transporte (Selit), Francisco Vuolo, a países asiáticos - juntamente com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) - pode render bons frutos ao Estado. A visita à China, Malásia e Coreia do Sul, na segunda semana deste mês, teve como objetivo fortalecer a relação com esses países, atrair indústrias e empresas de logística, além de conhecer formas alternativas de produção agrícola.
A equipe foi muito bem recebida por todas as embaixadas, as quais exercem um papel importante para garantir esse intercâmbio de conhecimento. Também foi uma grande oportunidade para apresentar o potencial de Mato Grosso.

Durante a viagem, o secretário participou da 6ª Conferência Internacional de Óleos e Oleaginosas da China (CIOC), que tratou da produção e mercado de óleos a partir da palma – conhecido no Brasil como óleo de dendê – e da soja. O óleo de palma, produzido em larga escala na Malásia e Indonésia, já ultrapassou a comercialização internacional do óleo de soja, aponta Vuolo.

O produto é rico em uma série de elementos, é eficiente no controle do colesterol, pode ser utilizado na indústria farmacêutica e de cosméticos e o rendimento por hectare chega a ser quase dez vezes maior que do óleo de soja, explica o secretário, destacando que e essa cultura pode beneficiar muito o pequeno produtor e a agricultura familiar.

Na avaliação do secretário, é preciso ficar atento a essas questões de mercado, principalmente porque a China é um dos maiores importadores desse tipo de óleo. Com a visita, foi possível conhecer melhor como se dá o cultivo da palma e a possibilidade de realizar estudos em Mato Grosso para o desenvolvimento de núcleos de produção semelhantes. A relação com a Malásia deve ficar mais estreita em 2012, com a visita da ministra do desenvolvimento do país asiático ao Brasil, incluindo Mato Grosso.

Indústria e logística – Como um dos objetivos do Estado é investir também em portos, o contato com a Coreia do Sul e a China é importante nesse processo. “De nada vale investirmos em ferrovias se os portos não tiverem capacidade para exportar essa produção”, observa o secretário. Uma das saídas para o escoamento de produtos – tanto de grãos quanto de minérios – é o Porto de Morrinhos, há 80 Km de Cáceres, pelo rio Paraguai, alternativa que despertou interesses de tradings coreanas com know-how nesse setor.

Empresas que focam no transporte de cargas e de transporte de passageiros também demonstraram interesse de investir no Estado. Uma delas é fabricante de fibra de vidro e produz estrutura para vagões, ônibus, aviões e outros meios de transporte.

Para estreitar esse contato, o Governo do Estado deve elaborar um documento para formalizar o desejo de parcerias com empresas coreanas, apontando as áreas de interesse. Feito isso, uma delegação de empresários coreanos deve viajar ao Brasil para conhecer o país e Mato Grosso.
Vuolo lembra que, em se tratando de logística, as empresas coreanas têm nível de excelência, seja em portos, aeroportos, hidrovias, ferrovias ou rodovias. Um dos objetivos dessa viagem era saber como um país como a Coreia do Sul alcançou tamanho desenvolvimento em pouco mais de 20 anos. “Entendemos muito bem o segredo. O segredo é a educação, a Coréia fez uma revolução na educação. São muito bem organizados na educação, no planejamento, na logística”, contou o secretário, acrescentando que é preciso aproveitar o que esse país tem de bom. 

SECOM-MT:Sema inaugura em dezembro, Central para Coleta Seletiva

MARIA BARBANT 
Assessoria/Sema-MT 


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Mato Grosso dá os primeiros passos no avanço à coleta seletiva de resíduos sólidos
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, da Superintendência Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (CGRS/SUIMIS) e o Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”, inauguram no próximo dia 05 de dezembro, às 17 horas, a Central de Coleta Seletiva do órgão.

A Central vai funcionar no anexo da secretaria, inaugurado no final do ano passado pelo governador Silval Barbosa, e será utilizada para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, separando-os já na fonte geradora.
A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos, Solange Cruz explicou que a separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado desses materiais e, diminuindo os custos de reciclagem.
“A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções ambientalmente corretas porque permitem a redução do volume de lixo para disposição final e menor utilização de recursos naturais. O fundamento da coleta seletiva é a separação dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo”, explicou.
Na Central de Coleta Seletiva da Sema serão instalados containers para o recebimento dos materiais recicláveis produzidos pela secretaria, balança e prensa. Serão recolhidos além de papéis, plasticos, vidros também lâmpadas e outros produtos considerados perigosos.

“Um dia na semana catadores de materiais reciclados das cooperativas e associações virão à Sema fazer a triagem e preparar esse material para comercialização. Com essa iniciativa estamos atendendo os decretos, estadual e federal (respectivamente 572/11 e 5940/06), que determina aos órgãos públicos a implantação da coleta seletiva solidária”, explicou a técnica da Sema e coordenadora executiva do Fórum "Lixo e Cidadania", Terezinha Rodrigues da Silva.

SAIBA MAIS - Reciclar significa repetir um ciclo. E, para compreendermos a importância da reciclagem, é importante conceituar o lixo, que quando descartado de forma correta, se transforma em matéria-prima.
A reciclagem surgiu como uma maneira de inserir no sistema uma parte da matéria que se tornaria lixo e, consequentemente, contribuiria para a poluição do planeta. Ao serem coletados, separados e processados, para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de outros materiais estamos poupando a natureza.

“Reciclar contribui para a redução da poluição do solo, da água e do ar, melhora qualidade de vida da população e contribui para manter a cidade limpa, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera empregos, entre outras vantagens”, salientou Solange Cruz, ao lembrar que praticamente, todos os materiais podem ser reciclados.

Confira aqui as cores padronizadas das latas utilizadas na coleta seletiva: azul para papel e papelão; amarelo para o metal; verde para o vidro; vermelho para plático; marrom para resíduos organicos; laranja para resíduos perigosos; preto para madeira; cinza para resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação; roxo para resíduos radioativos e branco para resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde.
SERVIÇO
Inauguração da Central de Coleta Seletiva da Sema
Dia: 05.12
Hora: 17:00 horas
Local: Anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)