Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SECOM-MT:Governo do Estado consolida regularização fundiária em Castanheira

Seo Ubaldo Filho Portela, um dos moradores de Castanheira beneficiados com a regularização fundiária urbana

Castanheira, MT - A consolidação da regularização fundiária urbana do município de Castanheira (779 Km a Noroeste de Mato Grosso) foi oficializada na tarde deste sábado (26.11) pelo Governo do Estado com a entrega de títulos definitivos de propriedade para aproximadamente 400 famílias. Agora, 100% dos lotes são titulados. O governador Silval Barbosa esteve em Castanheira para entregar pessoalmente os títulos que, mais do que a regularização jurídica, representam o sonho concretizado das famílias castanheirenses. A ação de Governo, realizada por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat-MT), vai garantir a qualidade de vida da população e trazer a certeza de um futuro melhor, agora com a escrituração do imóvel.



Um futuro que, para 'seo' Pedro Lira de 79 anos, estava muito distante. Ele, que mora em Castanheira há 23 anos, é uma das pessoas que há tanto sonhavam com o momento de ter o imóvel registrado em seu nome. “Estou muito feliz. Agora tenho a documentação do meu terreno. Esperava há muito tempo e hoje foi o grande dia”, disse Pedro. Ele falou ainda da importância da presença do governador na cidade nesse ato. “Silval Barbosa ter vindo aqui foi mais que um presente, principalmente ter recebido o título das mãos dele”, comemorou.

O trabalho do Intermat para regularizar lotes em todo o Estado foi destacado pelo governador ao mencionar que esta foi mais uma entrega, dentre outros municípios que já estavam na mesma situação, como Rondonópolis e Juscimeira. “Estamos trabalhando para regularizar a vida das pessoas. Estou feliz de estar aqui e consolidar a regularização urbana em Castanheira, assim como temos feito em várias cidades de Mato Grosso. As famílias merecem essa escritura que comprovam que as terras são suas por direito”.

Segundo o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, a meta da administração estadual é entregar 35 mil títulos de regularização fundiária nos próximos 12 meses. Dalberto, explicou que 100% dos lotes em Castanheira estão regulares, dentre eles os bairros de Santo Antônio, Santa Rita e Guadalupe, os quais foram titulados neste fim de semana. “O papel do Governo do Estado e a cobrança do governador é para que o serviço de titulação seja incansável. A regularização era uma ansiedade da população e hoje já é uma realidade”.
MUNICIPALISMO
Com mais esta ação o Governo atende a demanda da cidade e demonstra o municipalismo desenvolvido pela administração estadual em atender as cidades em todas as pontas e com suas peculiaridades, dando atenção especial às comunidades de cada região. Assim destacou o prefeito de Castanheira, José Antunes de França, ao falar da importância que o governador tem dado os municípios. Para o prefeito foi um momento de agradecimento. “Somos muito gratos ao governador Silval Barbosa e ao presidente do Itermat, Afonso Dalberto que sempre nos atenderam desde o começo”.
Conforme José Antunes a regularização fundiária permitirá a administração municipal de arrecadar impostos que antes não eram pagos devido a ilegalidade e “agora vamos aumentar arrecadação e melhorar a nossa cidade. Todos saem ganhando. Esse é um Governo diferenciado, que além desses títulos já trouxe várias benfeitorias para nosso município”, acrescentou o prefeito.

SONHO CONCRETIZADO

Este é o primeiro passo para a felicidade completa, conforme relatou seo Ubaldo Filho Portela de 56 anos, casado, pai de dois filhos. Morador do bairro Santo Antonio, ele conta que o lote, sem a documentação não representa nada. “Agora com essa escritura poderei fazer financiamento, melhorar a vida da minha família. Esse dia é um marco para nós aqui de Castanheira, uma oportunidade ímpar que hoje se torna realidade”.

A mesma felicidade foi relatada por Andréia Machado da Silva, de 23 anos. Ela conta que o lote era de sua mãe e que há 20 anos esperavam por essa regularização. “Minha mãe passou para mim o lote e há muito tempo eu esperava por essa regularização. Agora tenho a justificativa e a certeza de que é meu e ninguém tira”, brincou a jovem comemorando com o título em mãos e completou ao afirmar que “essa é a segurança que a gente tem e que o Governo nos deu de presente”.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, o presidente da Aassembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, o deputado federal Wellington Fagundes, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios e prefeito de Aacorizal, Meraldo Sá, a vice-prefeita de Castanheira, Dilmar José, o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, a vice-prefeita de Juína, Joselina Moraes de Sousa, além de secretários municipais, vereadores e população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário