Pages

sábado, 30 de abril de 2011

Projeto obriga escolas municipais a adotarem temática Ambiental em MT


A temática deverá seguir a definição expressa pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiental) e ficaria obrigatório a sua inclusão na disciplina de Ciências.
Escolas da rede pública de ensino do município deverão incluir na grade curricular o tema Educação Ambiental. É o que propõe o vereador Toninho do Gloria líder da bancada do (PV), por meio de Projeto de Lei a ser apresentado na Câmara Municipal de Várzea Grande. A temática deverá seguir a definição expressa pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiental) e ficaria obrigatório a sua inclusão na disciplina de Ciências.
A intenção da Lei é despertar a consciência crítica dos alunos sobre a problemática ambiental e suas conseqüências sociais, econômicas e culturais. Segundo a matéria, caberá à Secretaria Municipal de Educação a elaboração do conteúdo programático do tema, adequado às diferentes faixas etárias.
O vereador Toninho do Gloria acredita que o ambiente escolar é propício para levantar o debate sobre preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. “A escola precisa desenvolver ações que levem crianças e jovens a discutirem a atual situação do planeta. É essencial formar cidadãos que defendam a preservação do meio ambiente”, explica o parlamentar.

Caso seja sancionada pelo prefeito de Várzea Grande, a Lei entrará em vigor no próximo ano letivo.

Motorista que sujar vias publica poderá ser multado em até R$ 127 reais no Mato Grosso

A Câmara de Vereadores de Várzea Grande vai analisar o projeto de lei que prevê a aplicação de multa de até R$ 127 para o motorista que jogar lixo nas ruas da cidade. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV). Denominado "Cidade Limpa", o projeto tem como proposta contribuir com a limpeza pública e o bem-estar da população.

"O lixo é uma preocupação constante. Em dias de chuva, podemos notar que muitas ‘bocas de lobo’ ficam lotadas de lixo, gerando alagamentos, atrapalhando o trânsito e na maioria das vezes, afetando casas", alegou o vereador.

O projeto prevê ainda uma ampla campanha de conscientização pelo município. "Se nós não fizermos nada hoje, daqui a 15 anos teremos o reflexo disso ainda.
Algo tem de ser feito hoje. O projeto contribui para o meio ambiente, contribui na questão do trânsito, para escoamento das águas nas galerias pluviais.
Adesão 

Além da campanha que será levada para dentro das escolas, o projeto Cidade Limpa pretende estimular a participação de empresários e comerciantes. "O projeto traz em um dos artigos a questão das empresas poderem aderir à idéia, com a instalação de lixeiras em frente ao estabelecimento comercial.

Apoio 

Para medir o grau de interesse da população frente ao projeto, a reportagem ouviu dezenas de várzeagrandense que, na grande maioria, afirmaram estar de acordo com a idéia. 

"Acho ótimo a criação de um projeto de lei como este. Assim a população aprenderia a preservar a natureza e o lugar onde vivemos. Por mais que se fale em conscientização, nada funciona quando não mexe no bolso da população", disse a professora Sebastiana. Para o agente de viagens Renato Soares, o projeto será benvindo. "Rua não é lixeiro e infelizmente o brasileiro só toma consciência quando afeta o bolso dele. Ainda acho que o projeto deve se estender aos pedestres" comentou. "Sem dúvida será muito benvindo e espero que realmente seja eficiente e não fique apenas no papel", disse o João Batista, líder comunitário.