Motorista que sujar vias publica poderá ser multado em até R$ 127 reais no Mato Grosso
30/04/2011 | 08h51min
A Câmara de Vereadores de Várzea Grande vai analisar o projeto de lei que prevê a aplicação de multa de até R$ 127 para o motorista que jogar lixo nas ruas da cidade. De autoria do vereador Antonio José de Oliveira (TONINHO DO GLORIA) líder da bancada do (PV). Denominado "Cidade Limpa", o projeto tem como proposta contribuir com a limpeza pública e o bem-estar da população.
"O lixo é uma preocupação constante. Em dias de chuva, podemos notar que muitas ‘bocas de lobo’ ficam lotadas de lixo, gerando alagamentos, atrapalhando o trânsito e na maioria das vezes, afetando casas", alegou o vereador.
O projeto prevê ainda uma ampla campanha de conscientização pelo município. "Se nós não fizermos nada hoje, daqui a 15 anos teremos o reflexo disso ainda.
Algo tem de ser feito hoje. O projeto contribui para o meio ambiente, contribui na questão do trânsito, para escoamento das águas nas galerias pluviais.
Adesão
Além da campanha que será levada para dentro das escolas, o projeto Cidade Limpa pretende estimular a participação de empresários e comerciantes. "O projeto traz em um dos artigos a questão das empresas poderem aderir à idéia, com a instalação de lixeiras em frente ao estabelecimento comercial.
Apoio
Para medir o grau de interesse da população frente ao projeto, a reportagem ouviu dezenas de várzeagrandense que, na grande maioria, afirmaram estar de acordo com a idéia.
"Acho ótimo a criação de um projeto de lei como este. Assim a população aprenderia a preservar a natureza e o lugar onde vivemos. Por mais que se fale em conscientização, nada funciona quando não mexe no bolso da população", disse a professora Sebastiana. Para o agente de viagens Renato Soares, o projeto será benvindo. "Rua não é lixeiro e infelizmente o brasileiro só toma consciência quando afeta o bolso dele. Ainda acho que o projeto deve se estender aos pedestres" comentou. "Sem dúvida será muito benvindo e espero que realmente seja eficiente e não fique apenas no papel", disse o João Batista, líder comunitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário