Pages

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

VÁRZEA GRANDE:Secretaria celebra aprovação de projetos de ações de melhorias para Bonsucesso


“O projeto de ações para Bonsucesso que visa aperfeiçoamento das condições de visitação dos turistas de prática reconhecida e comercialização dos produtos foi selecionado para a segunda etapa por meio Ministério de Turismo. Nesta fase ocorre a capacitação das entidades proponente, que está previsto para inicio do ano que vem, informa a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Várzea Grande, Eucaris Terezinha Barros. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo encaminhou formalmente o projeto ao Programa Mob Turismo Local no mês de setembro. De 31 projetos apresentados ao Mtur apenas 12 foram aprovados para nova fase.
O Mtur vai realizar capacitações aos contemplados, elaborar projetos e orientar sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV), e etc. “Já a seleção dos projetos para recebimento de recursos por meio de aproximações sucessivas e capacitação foi alterada, pois os procedimentos de repasse de recursos do MTur somente ocorrem por meio de edital. Os projetos selecionados representam vantagens e características específicas favoráveis, em relação a outros projetos/instituições que eventualmente venham responder ao edital e que não foram incluídos nas etapas de triagem”, explica Eucaris.
O projeto visa associar produção, comercialização e visitação na localidade de Bonsucesso para turistas que freqüentam e/ou venha conhecer Bonsucesso. Durante visitas na localidade, os turistas poderão conhecer cultura, gastronomia e o regionalismo da comunidade. E, ainda adquirir produtos, da cooperativa Coorimbatá, e lembranças dos artesãos da tradicional Rota do Peixe.
Lisianne Almeida, coordenadora de Turismo de Várzea Grande disse que o projeto vai potencializar ações de diversos outros projetos realizados na região da baixada cuiabana, a partir não somente da estrutura turística já existente, como também de unidades produtivas e de um capital humano e social das comunidades envolvidas.
No Distrito está localizada a rota do peixe da área metropolitana de Cuiabá. Foi criada por fazer parte da gastronomia, onde o peixe é o principal prato, apresentado e preparado em diversas opções ao turista. O Distrito do Bonsucesso é conhecido também pelos tradicionais doces, rapaduras artesanais, redes e artesanato.
A SEDEC pretende melhorar a divulgação das ações de Bonsucesso. Participaram da idealização do projeto além da Sedec, associação dos pescadores do Bonsucesso, cooperativa Coorimbatá, representantes do artesão de Bonsucesso e Associação de cultura e turismo de Bonsucesso.
“Acredito que esse projeto em prática alavancaremos a cultura local, com melhorias significativas no atendimento do estabelecimentos, não só o turismo será beneficiado, mas a comunidade vai ganhar muito com a geração de renda fomentando a economia local, e ainda apresentando a localidade para o Brasil e Mundo”, frisa Lisianne Almeida.
A Sedec está localizada na Avenida Couto Magalhães, n° 871, Centro. Mais informações pelos telefones 3688.3631.

Nenhum comentário:

Postar um comentário