Pages

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

POLITICA MT:Lúdio Cabral critica aprovação relâmpago de contas da Prefeitura

Da Redação - Renê Dióz OLHAR DIRETO
Foto: ArquivoO petista criticou a aprovação das contas sem a devida apreciação do relatório do TCEO petista criticou a aprovação das contas sem a devida apreciação do relatório do TCE
O vereador Lúdio Cabral (PT) foi o único da Câmara Municipal que votou na manhã desta quinta-feira (08) contra a aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá referentes ao exercício do ano de 2010, que fechou com déficit orçamentário.

Na tribuna da Câmara, o petista criticou a aprovação das contas a toque de caixa, sem sequer fazer uso do prazo de 60 dias prorrogáveis para a devida apreciação do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – o qual, aliás, contém 11 volumes de mil páginas cada. “Não dá para aprovar assim”, resumiu o petista.

O TCE acatou as justificativas da Prefeitura para a aprovação das contas, mas Lúdio apontou três principais irregularidades que basearam seu voto contrário. A primeira seria o fato de que a Prefeitura encerrou o ano de 2010 com déficit no orçamento, tendo gastado mais do que podia. A segunda seriam despesas que não foram devidamente empenhadas pelo município.

A terceira irregularidade citada por Lúdio foi o gasto insuficiente no setor de Educação. O total dos investimentos foram 24% abaixo do mínimo que a Prefeitura deveria investir segundo a Constituição, argumentou o vereador. Isto foi detectado pela auditoria livre do TCE, mas o órgão acabou acatando a resposta da Prefeitura quando provocada a respeito.

O petista também mencionou que a Prefeitura tentou alavancar os gastos com Educação para figurar como adequados proporcionalmente. Porém, a alavancagem, segundo Lúdio, foi feita por meio da inclusão de despesas que nunca poderiam ter sido consideradas próprias do setor, como o custeio do passe-livre.

Mesmo com essa inclusão indevida, a Prefeitura não conseguiu atingir a proporção devida de investimentos na Educação.

Lúdio ainda se disse triste com a votação na Câmara e interpretou essa aprovação relâmpago das contas da Prefeitura como uma articulação em conjunto da maioria da Casa a fim de evitar desgastes para o prefeito Chico Galindo (PTB), que pretende lançar candidato para a próxima eleição municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário