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terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Parlamentar condena Lobby de empresas de ônibus pelo BRT e sai em defesa de Riva

A turma do BRT ainda não desistiu em mais uma jogada para defender os interesses de quem ganharia dinheiro com o BRT sai plantando denúncia mentirossas na midia alfinetou Toninho do Gloria.


O presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) condenou as denuncias de suposta fraude no Ministério das Cidades que substituiu o processo de implantação do sistema de trânsito da Grande Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, pode não passar de lobby das empresas de ônibus que não desejam abrir mão do quinhão de R$ 200 milhões em faturamento no atual e ineficiente sistema que atende Cuiabá e Várzea Grande. Pelo menos é o que demonstra as ações - tecnicamente planejadas - junto a mídia nacional. A proposta do BRT foi rejeitada pela população. 

O parlamentar repudiou as insinuações de certa parte da mídia nacional em relação ao presidente da Assembleia do Estado, José Riva (PSD), de que ele fez lobby pela aprovação do projeto de transporte público em Cuiabá (MT) para a Copa do Mundo de 2014, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que aumentou em R$ 700 milhões o gasto original previsto para a mobilidade urbana no município. Não consigo entender como alguns politicos de MT podem dizer que BRT é melhor que VLT,o parlamentar foi mais elém e disse que os defensores do BRT são contra não so Várzea Grande e Cuiabá mais como toda baixada cuiabana,destacou Toninho do Gloria.

O Deputado José Riva não fez lobby nenhum, o que aconteceu foi que ele ouviu o clamor da baixada cuiabana que defende a implantação do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) e conclamo o senador Blairo Maggi se ele não quiser ajudar a baixada cuiabana que pelo menos fica calado e respeita a nossadecisão pela implantação do VLT e não o BRT como ele defende, e não entendo o porquê, destacou o lider da bancada do (PV).

Desafio Intermodal” vamos colocar os defensores do BRT para andar uma semana somente nesse meio de transporte e na outra semana no VLT, e no final eles terão que responder qual é o melhor meio de transporte, alfinetou Toninho do Gloria.

Diferente de outros, que somente defende os interesses das empresas de ônibus com o BRT, o presidente da comissão de obras e serviços públicos da câmara municipal de Várzea Grande, vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV) apresentará projeto de resolução criando a frente parlamentar em defesa da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pois ele entende que é assim é que se defendem os interesses dos mais necessitados.

“Pois comprar carro é fácil; difícil vai ser encontrar espaço para ele”. A frase é da revista Galileu, em reportagem sobre o caos no trânsito das cidades brasileiras. A cada dia, são 13 mil veículos que entram em circulação no país. Neste ritmo, afirmam pesquisas, em pouco tempo o trânsito das cidades brasileiras deve parar. E a responsabilidade por encontrar alternativas a esta realidade cabe às políticas de transporte público e mobildade urbana, o parlamentar resaltou que este é o momento para a retomada de uma política de mobilidade urbana em nossa cidade por novos modais de transporte, o novo passo em busca de um trânsito seguro e organizado. Vamos juntos lutar por este transporte econômico e eficiente para nossa Região Metropolitana”, diz o vereador.

O Vereador Toninho do Gloria defende na justificativa do projeto que a implantação do VLT, reconhecidamente superior ao BRT, é da mais alta relevância para o transporte público da Região Metropolitana essa é a vontade da população da baixada cuiabana, e que os lobistas defensores do BRT não a de vencer o que já esta sacramentada.

Toninho destaca que o BRT, nada mais é que um corredor de ônibus, isso representa uma solução técnica ultrapassada em todo o mundo, bem mais poluente que o VLT, muito menos confortável para os usuários e de vida útil muito inferior. “Até mesmo em nosso País e em outras capitais é o sistema do VLT que está sendo implantado. Está em questão a qualidade do serviço de transporte oferecido aos munícipes, mas também a qualidade da aplicação de dinheiro público”, alerta Toninho do Gloria.

Toninho fez um desafio aos defensores do BRT  o “Desafio Intermodal” é acompanhar a comunidade na onde tem implantdo BRT em trajeto onde será comparado o desempenho e a diferença das opções de transporte (VLT e BRT) ao percorrer um determinado trajeto.

Para o Vereador, a implantação do corredor de ônibus, em detrimento do VLT, tem ainda o potencial de não conseguir retirar das ruas a quantidade de veículos particulares que seria necessário para preservar mínimamente a viabilidade do trânsito em nosso Município, sendo esse um dos objetivos primordiais do sistema de transporte de massas.

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