Pages

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MT: Taques ocupa a 5ª posição no ranking dos melhores senadores

MT: Taques ocupa a 5ª posição no ranking dos melhores senadores

Mais uma vez o senador Pedro Taques (PDT) foi destaque nacional. Desta vez, o mato-grossense ficou em quinto lugar no ranking dos melhores senadores do país, segundo estudo elaborado pela revista Veja, junto ao Núcleo de Estudos do Congresso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A avaliação teve como base o posicionamento de cada parlamentar em relação a 54 matérias que tramitam no Congresso.


Para tanto, foram selecionados oito temas que em 2011 foram alvo de projetos de lei e medidas provisórias no Senado. Dentre eles, carga tributária menor e sistema tributário mais simples, infraestrutura, qualidade de gestão pública, combate à corrupção, qualidade da educação e marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes.


O primeiro lugar no ranking ficou com senador Francisco Dorneles (PP-RJ), seguido por Ana Amélia (PP-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Marcelo Crivella (PRB-RJ). No quinto lugar, o senador Anibal Diniz (PT-AC) ficou empatado com Taques. De acordo com o Núcleo de pesquisa e a revista, a posição de cada parlamentar expressa seu grau de ativismo a favor ou contra os temas centrais estabelecidos no estudo


Esta é a terceira vez que o senador mato-grossense se destaca em levantamentos feitos no Congresso. O pedetista foi indicado ao Prêmio Congresso em Foco, que escolhe os 10 senadores com melhor atuação, além de ter ficado entre os “100 cabeças do Congresso”, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que elege todo o ano os mais influentes do Congresso.


Taques é senador de primeiro mandato. Novato na política, o ex-procurador da República foi eleito em 2010 com 708.440 votos, desbancado candidatos tradicionais de Mato Grosso como Carlos Abicalil (PT), que conseguiu 533.280 votos e Antero Paes de Barros (PSDB), opção de 345.094 eleitores. O primeiro colocado foi o ex-governador Blairo Maggi (PR), com 1.073.039 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário