Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Em 11 meses, cinco mil notas falsas de dinheiro foram apreendidas em MT

por G1

Nos 11 primeiros meses deste ano foram apreendidas em Mato Grosso, cinco mil notas de dinheiro falsificadas. De acordo com o Banco Central, as notas somam R$ 222 mil. No país, Mato Grosso ocupa a 13ª posição no ranking de falsificação de dinheiro.

A preocupação aumenta neste período do ano, na véspera do Natal e Ano quando existe maior quantidade de dinheiro em circulação. A Polícia Civil dá um alerta a lojistas e consumidores sobre os perigos da receptação e repasse de notas falsas. Uma loja do centro de Cuiabá já caiu no golpe e tomou providências.

''Os nossos funcionários passam por um treinamento adequado para quando pegar as notas saber a coloração e selo de segurança'', disse o gerente de crédito, Laércio Ramos.

As atendentes de caixa utilizam uma caneta de teste que auxiliam na identificação e quando a nota é falsa, acaba ficando escura. ''É importante para não ter prejuízo na loja e pra mim, porque pela falta de atenção acaba descontando do salário'', explicou Natânia Tanno, atendente caixa.

Um perito da polícia civil explica que a moeda nacional possui 18 itens de segurança básica. ''A nota verdadeira tem a aspereza e a nota falsa não. Ela também tem um fio de segurança transversal. Já na nota falsa ela é impressa, simulando esse fio'', detalhou Arlindo Bergamim.

Previsto no artigo 289 do Código Penal, o crime de falsificação tem pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Além disso, a tentativa de colocar em uso notas falsas podem também acarretar em pena de 6 meses a 2 anos de detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário