Pages

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vereador rebate críticas de Edivá e diz, transporte urbano sobre trilhos proporciona qualidade de vida

Com nova direção, na presidência da Comissão de Obras e Serviços Publicos na Câmara de Várzea Grande, o vereador Antonio José de Oliveira – Toninho do Gloria lider da bancada do (PV), está realmente disposto a atacar por todos os lados de forma construtiva na defesa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).  A assessoria de imprensa da comissão tem enviado diversos vídeos mostrando as vantagens do VLT sobre o BRT.

O parlamentar reconhece que a discussão pode ter demorado a chegar, mas é preciso levar em conta que estamos falando não apenas da Copa de 2014, mas principalmente de um meio de transporte para o futuro da mobilidade da Região Metropolitana. Para quem hoje não tem nada, o BRT (Transporte Rápido por Ônibus), pode parecer o supra sumo da solução. E de fato, é um modal que tem exemplos de sucesso em Curitiba e Bogotá, mas já revela problemas de superlotação,destacou Toninho do Gloria.

Toninho do Gloria rebateu a tese do presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa do Mundo de 2014, vereador Edivá Pereira Alves (PSDB), dizendo que a implantação do sistema Veículo Leve sobre Trilho (VLT) corre o risco de não acontecer apenas por “ranço, picuinhas, ressentimentos contidos, politicagem barata e medos irracionais”. 

O parlamentar questionou qual é a mobilidade que queremos para a região metropolitana?, Só para reflexão… Com a frota crescendo a uma média de 10% ao mês, Cuiabá já não consegue comportar tantos carros em suas áreas de estacionamento, principalmente nos espaços regulamentados pelo projeto “Faixa Verde”. São mais de 220 mil veículos circulando diariamente pela cidade, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos. E, a cada mês, mais 2 mil carros novos são acrescidos à frota, o que eleva a taxa “per capita” para 0,46 veículo/habitante, uma das mais altas do país.. Onde vamos parar? Qual a cidade que queremos? Pesso que o nobre colega Edivá que pelo qual tenho maior respeito, porém peço que ele pense, reflita.

Toninho recordou de Juscelino Kubitschek e disse que se o ex presidente tivesse o mesmo pensamento do vereador Edivá Pereira Alves (PSDB) hoje não existiria Brasilia onde o governo foi sintetizado no lema "50 anos em 5". 

 “Enquanto o resto do mundo tenta retirar carros e ônibus de circulação, incentivando o transporte não poluente, alguns áulicos insistem andar na contramão. Mudar o conceito de transporte implica despir-se de conceitos arraigados e preconceitos históricos, finalizou Toninho do Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário