Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto inédito garante coleta de lixo seco em Várzea Grande

O objetivo da iniciativa é separar o lixo seco dos resíduos úmidos


O Vereador Antonio José de Oliveira - Toninho do Gloria líder da bancada do (PV) protocolou projeto de lei que obriga a coleta de lixo seco em todos os órgãos públicos da Administração direta e indireta bem como em todas as universidades localizadas no município de Várzea Grande, o objetivo da iniciativa é separar o lixo seco dos resíduos úmidos e, desta maneira, conseguir reaproveitar alguns materiais.

"Pelo projeto a coleta do lixo seco será feita nas universidades e nos setores públicos, como repartições e escolas, dessa forma vamos conseguir conscientizar grande parte da população com uma logística pequena. A intenção segundo o parlamentar é que essas pessoas já estejam acostumadas a separar o lixo quando a coleta for implantada em todo o município", explica o vereador Toninho do Gloria.

O parlamentar destacou que pelo projeto o poder executivo fica obrigado a realizar capacitação dos servidores para manipular os materiais e realizar uma campanha de conscientização ambiental para motivar a comunidade escolar e os funcionários públicos a separar material seco do orgânico. Toninho do Gloria, informou que a Secretaria de Meio Ambiente deverá desenvolver esse trabalho integrado com objetivo da inclusão de catadores, em obediência ao decreto 5.940, de 2006, que determinou a entrega do lixo às cooperativas.

O vereador destacou que a secretaria de meio ambiente deverá desenvolver um mecanismo no sentido de impedir a venda de papéis por parte dos funcionários de instituições públicas, em desrespeito à legislação, que instituiu uma política destinada ao resgate social dos catadores e suas famílias.
 

LIXO SECO - O QUE SEPARAR


Plástico

Embalagens de produtos de higiene e limpeza, tampas, garrafas de bebida (pet), copos, sacos, canos e peças plásticas, brinquedos quebrados, etc. Lembre-se de lavar as embalagens plásticas antes de colocá-las no lixo.


Vidro


Garrafas, potes, copos, frascos, cacos de vidro.


Metal


Latas de alumínio e de aço, canos, panelas sem cabo, pregos, parafusos, objetos de cobre, aço e zinco.


Papel
Caixas e cadernos, revistas e jornais, caixas diversas, embalagens, papelão em geral, embalagens “longa vida”. Importante: não esqueça de lavar as embalagens Tetra Pack.

Todo o lixo reciclável poderá ser acondicionado no mesmo saco plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário