Pages

terça-feira, 15 de novembro de 2011

População de Itiquira realiza marcha contra corrupção

De Rondonópolis - DS
Entidades civis organizadas e cidadãos de Itiquira (362 km ao sul de Cuiabá) decidiram se articular para cobrar que os atos de improbidade cometidos pelo prefeito Ernani Sander, o Nani (PSDB) não fiquem impunes. Nesta manhã, ocorreu a  “Marcha contra a corrupção e impunidade”.

A marcha, que segundo os seus organizadores é apartidária, teve início em frente à Câmara de Vereadores, depois seguiu pelas principais ruas e avenidas da cidade, passando pela Prefeitura e o ato foi encerrado no Fórum.

O profissional da construção civil, Divino Severino, um dos moradores que esteve à frente da mobilização para o ato, explicou que o objetivo principal do ato é cobrar o combate à impunidade e o julgamento de processos relativos a casos de corrupção envolvendo o prefeito, que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desvio de recursos públicos e fraudes em licitação.

O prefeito Nani chegou a ficar 60 dias afastados por determinação da justiça eleitoral, mas conseguiu retornar ao cargo. O MPE,por sua vez, já propôs cinco ações civis públicas contra o tucano. Numa delas, solicitou a indisponibilidade dos bens e o afastamento do prefeito, do secretário de Administração, Ernani Velasco Sander Junior, e da secretária de Assitência Social, Nancy Alves Velasco, filho e esposa do tucano, respectivamente, por ato de improbidade administrativa.

“Como dizia a canção, quem sabe faz a hora, nós decidimos nos mobilizar e, assim como muitos brasileiros estão programando para esta terça-feira marchas contra a corrupção e a impunidade em diversas cidades, para também marchar e demonstrar a nossa indignação contra a corrupção e a impunidade, bem como que a justiça análise as denúncias gravíssimas contra o prefeito”.

Ele ressalta que não querem mais ver o nome do município sendo motivo de ‘piada’, em virtude das fraudes nas licitações municipais, na compra de livros para educação, de remédios, superfaturamentos na compra do leite, merenda escola e no serviço de limpeza das fossas, bem como nas contratações de servidores ilegais.

“Precisamos por fim que esse termo de que tudo acaba em pizza, pois somos nós, contribuintes, cidadãos que com nosso trabalho e suor enchemos os cofres públicos de dinheiro. Por isso, queremos punição aos corruptos e exigimos a transparência na aplicação do dinheiro público, que é nosso”, destaca, acrescentando que a população de Itiquira é pacata, mas está indignada com a impunidade com os desmandos da atual administração.

O militante do PPS em Itiquira, José do Carmo Ferreira Rocha, apoia o movimento e diz que a cidade está entregue a corrupção. “A Câmara de Vereadores virou as costas, judiciário parou. O caos é grande demais e a população esta irritada e descrente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário