Pages

domingo, 13 de novembro de 2011

Governo encerra terceira expedição, com lista de promessas e pouca obra

Andréa Haddad

     Onze meses após ser empossado na condição de governador reeleito, Silval Barbosa (PMDB) encerra com uma lista de promessas a 3ª Rota da Integração, iniciativa que surgiu na administração do antecessor, senador Blairo Maggi (PR). Na tentativa de reforçar o prestígio junto aos moradores e lideranças políticas dos municípios, o peemedebista corre o risco de dar um tiro no pé ao anunciar obras, caso não saiam do papel, já tem pela frente mais três anos de mandato.
     Na 1ª Rota da Integração, Silval percorreu a BR-163, entre Cuiabá e Santarém (PA). Na ocasião, ele se deparou com reivindicações por logística e anunciou com entusiasmo investimentos nas cidades do Médio-Norte que cortam a BR-163. O término da pavimentação do trecho de terra da rodovia até o Porto de Santarém é fundamental para o barateamento do frete pago.
      Diante das cobranças, o governador contornou a situação se dizendo surpreso com a agilidade nas obras e sustentou que, se continuar neste ritmo, a conclusão será em 2012. Também garantiu empenho em relação aos trilhos da Ferronorte (Ferrovia Vicente Vuolo).
     Ao percorrer a 2ª Rota, na região Sul, pela chamada Estrada Verde, na MT-040, chegando a Rondonópolis e retornando pela região do Pantanal, Silval passou por atoleiros e margens de rios por dentro d’água. Em Mimoso, o governador anunciou que a pavimentação do trecho custará até R$ 60 milhões e deverá ser concluída ainda durante o seu mandato. Para tanto, aguarda recursos do governo federal. Silval prometeu buscar emendas parlamentares e o apoio financeiro da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Na ocasião, ele também reafirmou que a MT-040 será uma estrada parque apenas para o tráfego de carros pequenos. Ela servirá como uma alternativa de percurso durante as obras de duplicação da BR-364.
     Nesta terceira expedição, de quatro dias, Silval percorreu Querência, passando por Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. Na região, que faz fronteira com Goiás, ele recebeu aplausos, mas também enfrentou muitos protestos. O governador voltou a se deparar com o sentimento dos moradores em favor da divisão territorial. Eles se veem isolados e reclamam da ausência de investimentos e “abandono” do Estado.
     Silval teve que ouvir cobranças por pavimentação de estradas estaduais interligadas a BR-158. A principal preocupação dos moradores é com o agravamento do problema devido a chegada das chuvas. No entroncamento da MT-413 com a BR-158, de acesso a Santa Terezinha, moradores exigiam a pavimentação de 100 km do trecho e obras na MT-100. No distrito Veranópolis, em Confresa, cerca de 50 pessoas, a maioria crianças, esperavam o governador para pedir a construção de escola. Pelo andar da “carroagem”, se o governo continuar apenas na promessa, a tendência é de que o sentimento de divisão continue dominando a região.
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário