Pages

terça-feira, 11 de outubro de 2011

SORRISO MT:POLITICA: Câmara espera retomar hoje julgamento de vereadores

FERNANDO DUARTE
Da Reportagem

Pode terminar hoje a suspensão da sessão que julgará os três vereadores de Sorriso (distante 420 quilômetros de Cuiabá) acusados de extorsão ao prefeito Chicão Bedin (PMDB). A Justiça aguarda parecer do Ministério Público Estadual (MPE) para se posicionar sobre os argumentos da Câmara frente ao mandado de segurança de um dos vereadores, documento causador da suspensão.

O juiz Jurandir Castilho Junior, que na última sexta-feira não reconsiderou a suspensão da sessão, havia informado que determinou um posicionamento do MPE para analisar o caso.

No dia 5 de outubro, a defesa da vereadora Roseane Amorim (PR) protocolou o mandato de segurança em que apontava, entre outros pontos, supostas irregularidades na criação da Comissão de Decoro da Câmara.

O promotor Carlos Zarour Cesar, que também atua no município de Nova Ubiratã, disse que daria um parecer hoje, dia de seu retorno à Sorriso. Zarour foi o mesmo que apresentou uma ação civil pública para o afastamento dos vereadores. O promotor argumentou, na ocasião, que a permanência deles nos cargos poderia atrapalhar a investigação.

Para o presidente da Câmara, vereador Luis Fábio Marchioro (PDT), o mandado de segurança foi uma forma de induzir o magistrado ao erro. Segundo ele, o regimento interno da Casa foi respeitado, apresentando provas ao juiz de que não houve irregularidade.

Marchioro argumenta que todas as decisões tomadas pelos vereadores aconteceram com transmissão ao vivo para a população, o que proporciona lisura nos procedimentos.

Devido à complexidade da situação, o juiz Jurandir Castilho resolveu aguardar uma posição do MPE. Não foi ele quem determinou o afastamento de Roseane, Chagas Abrantes (PR) e Gérson Frâncio (PSB) no final de junho, mas o magistrado Wanderlei José dos Reis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário