Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SORRISO MT:O PORTAL DE SORRISO MT E REGIÃO:Deputado pede fechamento de consulado boliviano




Mary JurunaEm junho, o presidente da Bolívia, Evo Morales, sancionou uma lei para registrar todos os carros ilegais em seu país. A iniciativa gerou polêmica, pois a maioria desses carros - que não possuem documentação - é contrabandeada. Agora, para pressionar Morales a reverter essa situação, o deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), vai propor nos próximos dias, em Brasília, o fechamento do consulado boliviano em Mato Grosso.
No entanto, a intenção do parlamentar é fazer com a sugestão se estenda a todo o Brasil. “Há quatro meses estamos cobrando uma posição desse país referente à legalização de carros roubados aqui, mas até agora não tivemos nenhuma resposta”, disse.

No dia 19, o republicano, que já atua como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (AL), se reúne com a Frente Parlamentar Nacional dos Direitos Humanos, a qual foi convidado a integrar. Na data, o mesmo debate a questão com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

No dia seguinte, segundo informou ao Circuito Mato Grosso, Pinheiro dará continuidade à ação. “Vou pedir apoio a outros deputados estaduais para que eles também pressionem o presidente boliviano a voltar atrás e aderirem à proposta”, ressaltou, frisando que não só Mato Grosso é prejudicado com a liberação dos carros roubados, mas a nação, pois o tema também envolve o problema de tráfico de drogas.

“Vamos responder à Bolívia na mesma altura”, argumentou, acrescentando que, apesar de ter solicitado uma audiência coma embaixada desse país, ainda não obteve resposta. Conforme revelou, os deputados de Goiás e Mato Grosso do Sul já sinalizaram simpatia à causa.


Adrianne Brandy - Da redação

Foto: Mary Juruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário