Pages

sábado, 1 de outubro de 2011

SORRISO MT:MT24HORASNEWS O MAIOR DO NORTÃO:Festival de cultura japonesa reúne centenas de pessoas (programação)

Da Redação - Laura Petraglia
Foto: Marcos Vergueiro Secom-MTFestival de cultura japonesa reúne centenas de pessoas <font color=orange>(programação)</font>
Pela primeira vez o maior festival ligado às tradições japonesas ‘Tanabata Matsuri’, que começou nesta sexta-feira (30) em Cuiabá e vai até o dia 2 de outubro, é realizado fora da maior colônia japonesa do País, centralizada no Bairro da Liberdade em São Paulo. O festival teve origem no Japão no século IX e é a maior festividade tradicional japonesa no Brasil, sendo realizado desde 1979.

Dezenas de autoridades, dentre elas o governador Silval Barbosa (PMDB), estiveram presentes na abertura do 1º Festival Japão Mato Grosso, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá. Acompanhado pela secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social e 1ª dama, Roseli Barbosa, pelo vice-governador Chico Daltro, o governador falou aos presentes, destacando a importância do evento ser realizado em Mato Grosso.


“É a primeira vez que o festival é realizado fora da cidade de São Paulo. Essa parceria vem fortalecer nossas relações em todos os aspectos. Queremos estreitar os laços com o Japão”, declarou o governador, acrescentando que Mato Grosso é o que é hoje porque cada um deu a sua contribuição. “Quero reconhecer a importância da colônia nipo-brasileira no Estado. Espero que o evento entre para o nosso calendário oficial. Só pela abertura podemos perceber como será a festa nos outros dias”, disse.


O cônsul geral do Japão, Kazuake Obe, declarou que Mato Grosso tem muito potencial e que as relações entre o Estado e o Japão estão se incrementando rapidamente, não só na parte comercial, mas em todas as áreas. “O 1º Festival Japão Mato Grosso é um evento histórico. Japão e Brasil têm mais de 100 anos de amizade. Queremos estreitar ainda mais nossos laços”. Em nome da Comissão Organizadora do evento, ele agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá, do Consulado Geral do Japão e da Associação Nipo Centro Oeste Brasil para a realização da festa.


O vice-governador Chico Daltro destacou que este é o primeiro evento de integração do Mato Grosso com outros países que será feito pelo governo do Estado. “É uma maneira de externar nosso carinho pela comunidade japonesa, especialmente neste ano com as tragédias do terremoto e do tsunami. Mais do que relações comerciais, culturais e econômicas, o festival representa o afeto e a solidariedade do povo mato-grossense com o povo japonês”.


Além da comunidade mato-grossense, em especial da comunidade japonesa de Mato Grosso, estavam presentes os secretários de Estado de Cultura, João Malheiros; de Comunicação Social, Osmar de Carvalho; de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf; de Meio Ambiente, Vicente Falcão; de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima; o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, e os deputados Júlio Campos e Araí Fonseca, dentre outras autoridades.


A Programação:


O evento prossegue neste sábado (01.10), a partir das 18h, com apresentação de Cururu e Siriri, de Taiko, Bastão e artes marciais. Também acontece, às 21h10, o ‘Miss Nikkey 2011’, concurso que vai escolher a mais bonita representante da colônia japonesado Estado. No domingo (02.09), a programação iniciará às 17h, com diversas atrações da cultura japonesa. Haverá também show de Henrique, Claudinho e Pescuma, no encerramento do evento.(Com informações da Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário