Pages

sábado, 15 de outubro de 2011

Aprovado projeto de lei de Mauro Garcia, que dá novo nome à via


A matéria é uma homenagem a um pioneiro de Sinop, que chegou aqui ainda no ano de 1974, atendendo ao chamado do Governo Federal
Foto: Assecom/Câmara - Marco Aurélio Jr.
Após sanção do prefeito Juarez Costa, a via será denominada Estrada Joaquim Silvério de Rezende,
Fonte: Assecom/Câmara - Tauana Schmidt
Foi aprovado em 2ª e última votação, durante a última sessão ordinária, o projeto de lei do vereador Mauro Garcia, que dá novo nome à Estrada Nanci. Conforme a matéria, a via será denominada Estrada Joaquim Silvério de Rezende, após sanção do prefeito Juarez Costa e publicação.

A matéria é uma homenagem a um pioneiro de Sinop, que chegou aqui ainda no ano de 1974, atendendo ao chamado do Governo Federal, que, por meio do slogan “integrar para não entregar”, conclamava os brasileiros a ocupar a região Centro-Oeste.  Joaquim Silvério de Rezende, conhecido como Joaquim Mineiro, chegou em Sinop com um grupo de mineiros, que saiu de Guaxupé.

“Para adquirir a área de terra em Sinop, Joaquim se desfez do que possuía, ficando apenas com um armazém que pretendia trazer para Sinop, que nessa época era abastecida apenas pela Coobal. Chegando em Sinop, junto com a turma de amigos, adquiriu uma área a 70 quilômetros da cidade. Abriram uma estrada para a qual deram o nome de Estrada Guaxupé, ligando a BR-163 ao Rio Teles Pires. Quatro meses depois, voltaram para Guaxupé para buscarem as famílias. Foi quando a malária se manifestou e ele teve que ficar Minas Gerais, recomeçar tudo. Até que em 1979 conseguiu comprar uma caminhonete e um trator de esteira, o que lhe permitiu voltar para Sinop”, explica o vereador.

Aqui começou novamente, colocando sua máquina de esteira, juntamente com outra trazida por um amigo, para trabalhar nas fazendas vizinhas e prefeituras da região. Por aproximadamente dois anos, Joaquim fazia o trajeto de Minas a Sinop, no mínimo uma vez ao mês. Levava produtos da região de Goiás para vender em Minas, e quando voltava trazia produtos de lá para cá. Em 1982 trouxe sua família em definitivo para Sinop. Alugou uma casa na Avenida das Acácias e foi trabalhar na fazenda. Algum tempo depois vendeu a fazenda e adquiriu outra, mais próxima, a 20 quilômetros da cidade.

“Pela Estrada Nanci, Joaquim passava diariamente, várias vezes ao dia. No início era quase uma picada. Ele sempre parava para retirar as pedras da estrada, e também, muitas vezes, para cortar as árvores que caiam, principalmente em épocas chuvosas. Sempre com a ajuda dos filhos e da esposa, construiu um patrimônio trabalhando, principalmente no início, com venda de madeira, verduras, frutas, legumes e gado, tendo como principais clientes os supermercados Machado e Aurora, o que fazia dele uma pessoa muito conhecida na cidade”.

Como conta no projeto, o vereador ressalta que há quinze anos, um fato modificou a vida de Joaquim. Uma vizinha da fazenda, ao botar fogo em uma derrubada, provocou um grande incêndio que destruiu a sua propriedade. O fato teve repercussão nacional, com destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo. Ao queimar a mata derrubada, o vizinho perdeu o controle do fogo que avançou sobre a propriedade de Joaquim. O fogo só poupou casas e barracões porque um aceiro de emergência foi providenciado. O restante queimou tudo.

“Plantações, muitas cabeças de gado que não tiveram como escapar, se perderam. Os prejuízos foram enormes e o ressarcimento por parte do vizinho foi mínimo. E como uma fênix, renascendo das próprias cinzas, Joaquim não ficou lamentando a perda, mas se levantou e começou tudo de novo. Apostou na iniciativa de construir um condomínio fechado utilizando os quase seis quilômetros de barranca de rio que tinha às margens do Rio Teles Pires. Criou então chácaras de lazer que denominou de Condomínio Tucunaré. Depois de superar problemas iniciais, por ter sido implantado com base em leis ambientais ultrapassadas, o Condomínio Tucunaré é realidade, tendo como clientes empresários e profissionais liberais”, diz trecho da matéria.

Joaquim morou na fazenda nos últimos anos e dividia seu tempo cuidando dos animais e faleceu no dia 10 de janeiro desse ano.
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Sinop
   Fabrícia Radael - 066-9912-3592
   Tauana Schmidt - 066-9911-1576
   Marco Aurélio Jr. - 066-9612-3440
   E-mail: assecom@camarasinop.mt.gov.br
   Fone - 066-3517-2800
   Acesse esta e outras informações no site oficial - www.camarasinop.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário