Pages

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SORRISO MT:POLITICA:CHICÃO BEDIN:Campanha de vacinação contra o sarampo é estendida


  • Fotos: Decom
    O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha nacional de vacinação contra o sarampo em território matogrossense. Isso porque o estado imunizou apenas 84,53% do número de crianças estipuladas pelo órgão federal. A meta que o ministério propôs nessa etapa da campanha é 95%, por isso a campanha que teria acabado no dia 16, vai ser estendida até o dia 30 deste mês. O público-alvo da campanha são crianças à partir de 1 ano de idade e menores de 7 anos.
     
    Em Sorriso os índices da vacinação contra o sarampo superou a média estadual e está bem próximo de atingir a meta estipulada pelo ministério. No município já foram vacinadas 6.480 crianças, o que representa 94,3% de um total de 6.872 crianças. Com a prorrogação da campanha, os pais terão mais um tempinho para vacinarem seus filhos e contribuírem para que o município a atinja a meta de 95% de vacinação.
     
    O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso durante a última etapa de vacinação contra a poliomielite, que começou simultaneamente à campanha contra o sarampo, resultou em um índice superior à quantidade de crianças estimadas para a área de cobertura do município. Enquanto que o governo federal esperava que fossem vacinadas 5.889 crianças de 0 a 5 anos de idade, Sorriso vacinou 6.119, ou seja, atingiu um índice de 103,9%, valor que comprova o empenho dos profissionais de saúde e a compreensão dos pais para a imunização das crianças sorrisenses.
     
    A vacina contra o sarampo está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família que possuem sala de vacina. Devem ser vacinadas todas as crianças maiores de 1 ano e menores de 7 anos de idade. As unidades atendem das 7h às 11h e das 13h às 17h, mas no final da manhã e também no final da tarde a vacinação pode não estar disponível. Isso porque nesses períodos, que antecedem o fechamento das unidades de saúde, os profissionais estão envolvidos com as precauções necessárias para o correto armazenamento das vacinas para que essas não se estraguem por fatores como a temperatura dos refrigeradores, por exemplo.

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário